A Duquesa Feia - Série Contos de Fadas 3- Eloisa James

O repórter do Tittle-Tattle fez um resumo mais simples e brutal: - Ela é uma duquesa feia, e duvido que algum dia se transforme em cisne!


Olá Pessoas!! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é de A Duquesa Feia (Editora Arqueiro, 2018, 272p.) da Eloisa James, terceiro livro da Série Contos de Fadas*. Mais uma vez a Eloisa fez uma história muito envolvente, baseada em O patinho feio, ela construiu algo com muita identidade apesar da base já ser muito famosa. 


O livro conta a história de Theodora Saxby, uma jovem de 17 anos que está longe de ser considerada bonita pela sociedade. Possui traços que fogem ao padrão das moças da época: delicada e feminina. Sendo alvo constante de comentários e sempre é deixada de lado pelos demais jovens frequentadores dos bailes, mesmo sendo uma das herdeiras mais ricas da temporada. Theo- como prefere ser chamada, está determinada a conquistar alguém para casar e sabe o quão inteligente é e tem certeza de que conseguirá cativar o jovem por quem tem apreço, se tiver a ajuda certa...

Theo e James Ryburn são amigos de infância, cresceram juntos como irmãos e após a morte de seu pai, o Conde de Ashbrook, pai de James passou a ser seu tutor. Então ela acredita que James é a pessoa correta para fazer com que o interesse do seu alvo seja despertado. O que ela jamais imaginaria é que passaria a ver seu amigo-irmão com outros olhos, o sentimento é recíproco, principalmente depois que James a beija em um baile e todos presenciam a cena.


Beijar Daisy- como ele a chama, foi algo maravilhoso, mas James sabe que fez algo errado e ela não merece ser traída daquela forma. Seu pai está falido e como tutor de Theo, roubou uma generosa quantia da sua fortuna e agora que ela pretende se casar, o roubo será descoberto. Por isso o Conde intimou seu filho, James, para que ele salve sua pele casando com Theo e ninguém precisará saber que cometeu esse “pequeno” delito.

Após o casamento, o Conde acaba passando tudo para o nome de James, a pedido do filho. Ao presenciar um momento de intimidade do casal, o Conde acaba revelando de forma bem indelicada para Theodora a verdade sobre seu casamento. E como se não fosse suficiente descobrir a traição do seu melhor amigo, os jornais a chamam de Duquesa Feia, o que faz com que ela realmente acredite que James se casou com ela apenas por dinheiro.
Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois. No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois… teve a verdade.

Decidida a colocar um ponto final nesta história que mal começou, Theo mostrou-se muito firme e decidida em suas escolhas, canalizou toda a sua raiva para o trabalho, contruiu um império, mudou a forma de se vestir, de pensar e de agir. Soube impor respeito a todos os seus funcionários. Conforme o tempo passava mais distante ela ficava do patinho feio e mais perto do cisne que lutou para se tornar. 

Com a separação de Daisy, como ele chamava Theo, James resolveu que seria melhor ir para bem longe, onde pudesse se culpar por ter traído a confiança de quem o amava. Enquanto Theodora prosperava James escolheu um ramo mais perigoso para sua vida. Tornou-se pirata, mudou a aparência física e seu comportamento pouco lembrava o do nobre que um dia fora. Foram anos vivendo perigosamente até que estava na hora de voltar para casa ou então seria dado como morto. A mágoa e a decepção se faz muito presente no reencontro dos dois e eles mostram que muitas vezes o que não se tem conhecimento público é muito mais importante do que aquilo que está aparente. Mas será que o tempo será capaz de reconstruir esse amor desenganado? 

Gostei muito da forma como a autora fugiu dos padrões com estes dois personagens, mostrou que no amor e na dor as pessoas se fortalecem, amadurecem, fazem coisas que jamais fariam se não saíssem da zona de conforto. A Theo é ousada, destemida e muito determinada em ser uma pessoa melhor, além das aparências. O mesmo posso dizer do James, de menino marionete do pai a pirata justiceiro. Apesar da aparência amedrontadora, por dentro continua com o coração gigante e amando sua Daisy. 

O menino em mim sempre amou você - afirmou ele,desarmando-a com um sorriso.- O homem que sou ainda não a conhece.  
Com um jeito único e totalmente inverso ao esperado, a construção da narrativa de Eloisa James neste livro pode ter feito com que a maioria das pessoas não gostassem tanto do enredo, o que não foi meu caso. Eu gosto muito de coisas diferentes e principalmente quando o autor se predispõe a sair da zona de conforto para construir algo com muita personalidade e identidade própria. Já estou na expectativa para o próximo livro, A Torre do Amor que a Arqueiro lança ainda este mês!

Espero que tenham gostado da resenha, um beijo enorme e até a próxima!!















 
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.