[Resenha] Despertar- Nina Lane



Despertar (2018, Ed. Paralela, 316p.) é o primeiro volume da série Espiral do Desejo, que tem um total de 5 livros, sendo todos eles sobre o mesmo casal. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Nina Lane, e confesso que já estou encantada, os personagens são incríveis e apesar de ter algumas ressalvas a respeito da história, conseguir desfrutar bastante dessa leitura e já estou ansiosa pelo próximo volume.

Nesse livro, iremos conhecer o casal Dean e Olivia, mas, ao contrário do que já estamos acostumados, não iremos começar pelo começo, confuso? Talvez. Os personagens já estão casados e nós leitores, iremos acompanhar a jornada deles como marido e mulher, as crises no casamento e amor que um tem pelo outro, mas, sem deixar de lado alguns acontecimentos do passado, que os levaram até a situação em que se encontram hoje.

Olivia é uma mulher que cresceu em um lar desestruturado, mas que com força e garra conseguiu dar a volta por cima. Seus pais se separaram quando ela ainda era muito jovem e isso mudou totalmente sua vida. Olivia passou grande parte da sua infância e adolescência, sendo arrastada de um lado para o outro pela sua mãe, sem ter um lugar para chamar de lar e vivendo situações que nenhuma criança deveria ser subjugada.




Olivia conheceu Dean na universidade, ele é professor de história medieval e apesar dos dois personagens estarem no mesmo ambiente, nesse livro não temos o velho clichê, da relação entre professor e aluna. A relação entre os personagens é intensa, porém, Olivia não sabe se está disposta a arriscar seu coração, afinal, os planos dela era entra na universidade e ter uma formação acadêmica, que lhe proporcionasse uma situação financeira estável.

Olivia embarcou de cabeça nessa relação e agora muitos anos depois, é uma mulher que tem um casamento feliz e um marido perfeito, que a entende e aceita da maneira que é. Mas, tudo isso pode vir abaixo, quando um grande segredo do passado de Dean é revelado e Olivia se pergunta pela primeira vez, se o amor será o suficiente para manter essa relação de pé.

Despertar é um livro interessante, onde nós leitores, acompanhamos a trajetória de um casal completamente apaixonado um pelo outro, mas, que por circunstâncias da vida, acabam aprendendo que o amor pode trazer dor e que nem sempre, amar é suficiente para perdoar e esquecer palavras que foram ditas no calor do momento.

Olivia é uma mulher forte, que cresceu em um lar destruído e em meio a circunstâncias que ela nunca deveria ter sido exposta, no entanto, nem por isso, ela se deixou abater, muito pelo contrário, deu a volta por cima e demostrou ser uma mulher de garra. Algumas atitudes dela me incomodaram, como o fato de que sempre que algo ficava ruim, ou saia do controle, ao invés de ficar e dialogar, essa simplesmente optava por ir embora, isso claro, é justificável, mas ainda assim, foi um ponto que me
incomodou bastante.


Dean é um homem forte, que ama incondicionalmente a sua mulher, mas, que escolheu da pior forma possível demostrar o seu ponto de vista. Ele é bem-sucedido, bonito, perfeito em quase todos os sentidos da palavra, todavia, o que realmente o destacou para mim, foi seu amor pela Olivia. Ele cometeu erros - ambos fizeram - isso é bem lógico, mas, seu crescimento do decorrer da trama foi bem perceptível e eu gostei muito disso e apesar de ter passado bastante raiva com muitas de suas atitudes, eu também o entendo e não consegue não torcer por ele e pela felicidade desse casal.

O relacionamento deles é algo bem bonito e triste de se ler. Ambos tiveram um passado difícil e do decorrer da leitura, percebemos como cada um teve que abrir mão do medo de sofrer, ou de ter o seu coração partido, para embarcar nessa história de amor. Esse não é apenas um livro que fala sobre uma crise em um casamento, é um livro que fala sobre amor, perdão, recomeços e acima de tudo, empatia.

A parte física do livro está bem simples, folhas amareladas e letras confortáveis, não encontrei nenhum erro de revisão durante a leitura. Despertar é dividido em três partes, a narrativa é intercalada entre presente e passado e é realizada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de ambos os personagens.

Despertar é um livro interessante, com uma bonita história de amor e superação. Esse é um livro erótico, com cenas picantes, mas totalmente dentro de um contexto. O segundo livro já foi lançado e tem como nome: Desejar e eu não vejo a hora de ler.