[Coluna] Depois que a leitora virou mãe #1- Uma pergunta por dia para mães



Olá gente! Como falei para quem nos segue em nossas redes sociais ( nos siga!), hoje começo uma novidade, uma nova coluna no blog...

Desde quando me tornei mãe (há exatamente 1 ano e 4 meses) minha rotina como leitora modificou. Os livros que antes eu devorava de forma compulsiva e ininterrupta, foram deixados um pouco de lado e minha leitura passou a se encaixar nos momentos em que Pedro me permitia e ainda assim, quando minha mente tinha energia suficiente para isso. Confesso que foi um processo difícil para mim, me reconhecer nessa nova fase, sofri, fiquei depressiva em muitos momentos. E com todas essas mudanças que sofri, até questionei minha vida como leitora, como blogueira e como mãe. 
E depois de avaliar, refletir e entender que sou sim as três coisas, que posso lidar com isso e que tem leitoras que estão passando ou passaram pela mesma transformação que passei, resolvi criar uma nova coluna no blog. Onde irei apresentar livros que falem sobre mães, vou indicar livros para as mães que lêem, vou divagar contando minhas odisséias e conversar com vocês sobre esses dois universos : materno e literário. 
E acho que vai ser um cantinho legal, com minha cara e de quem mais se identificar. Espero que venham junto comigo nessa viagem e gostem da nova coluna do Menina!

E hoje no primeiro post trouxe uma dica rápida e muito legal. Um livro que mesmo os leitores não tão antenados já podem ter ouvido falar, já comprou, ganhou ou deu a alguma mamãe de presente. O lançamento maravilhoso da Editora Intrínseca Um pergunta por dia para mães. Um dos melhores lançamentos literários desse ano.

Esse livro teve uma primeira versão que fez tanto sucesso que a editora resolveu apostar em uma edição onde as perguntas são feitas especificamente para as mães responderem diariamente, durante 5 anos. Fazendo dele um diário materno onde os registros e lembranças do seu dia a dia e do seu filho ficariam guardados.




Eu estava super a fim de comprar esse livro e quando o recebi da editora foi uma felicidade enorme., quase como se fosse um presente de natal. Quando ele chegou, em junho, Pedro já estava com 10 meses e eu comecei a preenchê-lo a partir dessa data.
Primeiramente tenho que dizer o quanto esse livro é lindo! A Capa dura toda florida, com folhas prateadas nas bordas e os textos das perguntas em duas cores, dão todo um toque de diário que o deixaram lindo. Fiquei encantada com a dedicação com que a editora trabalhou nele.


 Como tenho que responder perguntas diariamente e meu dia é super corrido, sempre o levo na bolsa e em alguma pausa, na ida e volta do trabalho ou no descanso do almoço, respondo a pergunta do dia. Ou as vezes numa tarde de domingo respondo tudo que deixei em falta durante a semana. É relaxante e divertido relembrar alguns fatos vividos com Pedro e também é uma forma de prestar atenção seu crescimento, de não passar desapercebido detalhes legais que a rotina não nos deixa observar com calma.

A cada pagina tem uma pergunta que em sua maioria é sobre os hábitos e personalidade do seu filho, mas algumas são sobre nós mães. Como essas:

Em quem você confia para cuidar de seu filho quando necessário?

Você tem dedicado algum tempo para cuidar de si mesma? O que tem feito?

O que desperta a curiosidade do seu filho?

Ao responder você deve inserir o ano que respondeu, para que assim nos anos seguintes você comparar suas respostas e observar as diferenças.



Estou terminando o primeiro ano com o livro e quando releio alguma resposta de meses atrás já percebo o quanto mudei, o quanto Pedro cresceu e como hoje já poderia ter respondido de forma diferente. Principalmente por eu ser mãe de primeira viagem... E isso é muito legal!
Nem preciso dizer novamente o quando gostei desse lançamento não é? Já presenteei uma amiga com ele e agora tem mais uma que soube a pouco tempo que será mamãe e com certeza ela irá receber um desse também.

Espero que tenham gostado da ideia da coluna, do primeiro post, da minha indicação!

Bjs e até a próxima














PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.