[Resenha] Determinada - Paola Scott

"O melhor afrodisíaco que pode existi para mim, é a inteligencia." Pietra

Oi gente! Nosso especial #agostoprovocante esta chegando ao final ea resenha de hoje é sobre o quarto livro, quarto casal, da série Provocante de Paola Scott e uma serie que começou com uma brincadeira, palavras da própria autora, se tornou uma serie que esta prestes a ter seu quinto e ultimo livro lançado, agora no dia 02/09, em plena Bienal do livro do Rio de Janeiro.
Determinada (2017, 354 páginas) vai nos trazer a historia de Pietra e Augusto, intitulados de casal TNT, devido ao temperamento e explosões que sempre acontecem quando se encontram. Me diverti muito com esses embates e gostei muito da forma com que Augusto sempre tratou a delegada Pietra, pois era de um homem forte, inteligente e ao mesmo tempo apaixonado, que ela precisava para ser feliz. Vamos conhece-los mais um pouco?
Não me deixava intimidar pelos sujeitos que apareciam à minha frente. Muitos, achando que por se tratar de mulher, podiam bancar os engraçados fazendo insinuações, até propostas indecentes. Com o tempo isso foi mudando, pois, minha reputação se espalhou. E ninguém mais tentava tirar casquinha comigo.
Pietra é a filha mais velha de uma família de quatro irmãos, sua infância não foi nada fácil e ainda muito nova, ao perder seu pai, teve que largar os estudos para ajudar a mãe a sustentar a casa e cuidar de seus irmãos mais novos. Ao viver uma situação quase de miséria, ela prometeu a si mesma que iria conseguir estudar e ser bem sucedida. O assassinato de seu pai foi o que determinou na sua decisão de se tornar policial e posteriormente delegada. E por tudo que passou em sua vida familiar, amorosa e profissional, hoje aos 30 anos, se tornou uma mulher extremamente resistente e com uma personalidade muito forte. 
Pietra faz parte do grupo das Insanas, é amiga de Paola, Maitê e Luciana e ao ir a Curitiba para passar um final de semana com as amigas, para ir a uma festa fantasia (festa essa que permeia todos os livros da série pois é um ponto chave para a maioria dos casais coadjuvantes que se tornaram principal) conhece o Augusto, o bocudo como carinhosamente (ou não tão carinhoso assim haha) ela passará a chamá-lo.

Nosso mocinho Augusto Sartori já também conhecido pelas leitoras da série, é irmão de Julio, que é cliente de Maitê e do escritório de Pedro e Rodrigo e por aproximação, todos se tornaram amigos e frequentam os mesmos círculos. Ele é sempre impetuoso, impulsivo e não filtra seus pensamentos ao falar. Sempre gostei de todas as aparições de Augusto, com seus comentários divertidos e por muitas vezes constrangedores e é com esse jeito que ele consegue tirar a Pietra do sério desde o primeiro encontro que tiveram. O que é algo raro, pois com seu jeito difícil Pietra afasta a maioria dos homens, que não sabem lidar com tamanha segurança e determinação. Augusto, com seu jeito irônico, enfrenta e a desafia como nenhum outro homem antes, fazendo com que a “doutora” questione o que começa a sentir por ele.

Depois da festa, eles se reencontram porque Augusto acaba se envolvendo com uma empresa que está sendo investigada pela polícia do Rio de janeiro, onde Pietra é a delegada que está acompanhando o caso. E esse reencontro, agora no território de Pietra é explosivo. E para surpresa de Pietra, Augusto não recua diante dela, pelo contrário. O modo de agir da delegada, apenas estimula nele um desejo voraz de conhecer a mulher por debaixo daquela armadura.
“Aquela petulância dela era extremamente sexy. Sua postura altiva e orgulhosa excitava e mesmo que fossem irritantes, suas palavras tinham algo de tentador.”
Ambos se sentem muito atraídos um pelo outro e Augusto desperta o desejo em Pietra, ao mesmo tempo que a coloca em uma situação bem delicada devido a investigação.  Alem do jeito de Pietra dificultar a conquista de Augusto, a diferença entre os mundos dos dois, da historia de vida deles, é uma barreira, pois para Pietra, por ele ter crescido sem dificuldades, numa família muito próspera, não a compreende, seus objetivos e superações  e isso atrapalha o romance entre os dois.

Aos poucos, a cada encontro,  Augusto vai mostrando um outro lado de seu caráter, pois apesar do seu jeito  aparentemente despreocupado e superficial, é um profissional sério. E ao ver seu nome ligado a algo ilícito o deixa bastante chateado e irritado. E com gestos e atitudes naturais que a conquistam, Pietra vai se rendendo a ele sem perceber. Vamos notando a cada capitulo , que é narrado alternando entre os ponto de vista de cada protagonista, os sentimentos de ambos desabrochando e se solidificando com a convivência.

Depois de um livro com um tema delicado e com grande carga emocional, como Adormecida, foi refrescante ler Determinada. Um livro divertido, extremamente sensual (com suas cenas de sexo bem escritas, quentes e explosivas) , com um toque policial e uma dosa na medida certa de um bom drama.
Gosto de livros onde o casal tem brigas e são como cão e gato até deixar a paixão falar mais alto e com esse livro foi assim, a autora mais uma vez não me decepcionou. Os personagens coadjuvantes brilharam, os casais dos livros anteriores se fazem presente deixando a gente matar um pouco a saudades deles e claro, a Paola nos deixou em alta expectativa sobre o próximo livro da serie, Protegida, nos dando um toque aqui e ali sobre Julio e Alana, filha de Paola. 

Mais um vez recomendo um livro da serie. O que posso fazer?! Mocinhas fortes e mocinhos loucamente apaixonados são  o meu fraco literário!

Bjs e até a próxima!

Série Provocante:
Provocante
Ousada
Adormecida
Determinada
Protegida












PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.