[Resenha] Outros Jeitos De Usar A Boca- Rupi Kaur


Olá Pessoas!! Tudo bem com vocês?

Eu amo quando trago resenha para vocês de livros que, de certa forma, acrescentam algo na minha vida. E o livro de hoje é um desses e é com um enorme prazer que eu vou falar sobre ele.

Eu já conhecia algumas poesias do livro Outros jeitos de usar a boca, originalmente chamado de Milk and honey e fiquei muito feliz quando vi que a Planeta estaria lançando ele aqui no Brasil. Porque apesar das pessoas não gostarem de poesia - ou dizer que não gosta- inclusive aqui, neste blog eu sei que alguns leitores já me falaram que não gosta muito de livros de poesia. Este é um livro extremamente necessário e voltado para o público feminino.


Nós mulheres, passamos por diversas fases na nossa vida e o amor está sempre pelas redondezas, então a Rupi resolveu escrever sobre isso e logo no início, antes do prefácio encontramos a seguinte frase:
"meu coração me acordou chorando ontem à noite
o que posso fazer eu supliquei
meu coração disse
escreva o livro"  

E só por aí já tive a noção de que algo forte, intenso e muito bonito estaria nas páginas a seguir. O livro é dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Eu não sei o que estava esperando encontrar na parte da dor, algo difícil imaginei, mas nada me preparou para o que encontrei. Eu já disse que as palavras da Rupi são fortes né? e as ilustrações só tornam tudo muito mais próximo do real.

sexo exige o consentimento dos dois
se uma pessoa está ali deitada sem fazer nada
porque não está pronta
ou não está no clima
ou simplesmente não quer
e mesmo assim a outra está fazendo sexo
com o seu corpo isso não é amor
isso é estupro  



Nesta parte ela fala sobre vários tipos de dores, amorosas, familiares, mas especificamente sobre os traumas que envolvem o sexo oposto. Ao contrário da parte sobre o amor que eu nem preciso dizer que é um amor mesmo e tudo o de mais belo e simples que esse sentimento representa.

não quero ter você
para preencher minhas partes vazias
quero ser plena sozinha
quero ser tão completa
que poderia iluminar a cidade
e só aí
quero ter você
porque nós dois juntos
botamos fogo em tudo
Não preciso nem dizer que essa quote está aí porque foi a minha preferida desta parte, embora tenha sido bem difícil escolher uma favorita, porque todas as poesias são lindas, simples e crua isso que acaba despertando o "quero mais e mais". Outro detalhe importante sobre a estrutura da forma como ela escreve, você não vai encontrar pontuações e letras maiúsculas. Então, eu encarei como uma escrita de emergência que funcionou e o grande barato ficou aí. Tudo é realmente muito simples -como eu já falei- inclusive os traços das ilustrações, porém há uma riqueza de detalhes nessa simplicidade toda.




A parte da ruptura é construída baseada em quando rompemos um relacionamento, de seja lá qual for a natureza. Ao contrário da dor, a ruptura é mais suave ainda que doa, porém sabemos lidar melhor.

quando você estiver machucada
e ele estiver bem longe
não se pergunte
se você foi o bastante
o problema é que
você foi mais que o bastante
e ele não conseguiu carregar  

Por fim, temos a cura. O sentimento de liberdade, de se sentir reenergizada, de querer tudo de novo e dessa vez muito melhor, porque o amor próprio é o maior e melhor dos amores que teremos em nossas vidas, enfim o o pote de ouro no fim do arco-íris.

agradeço ao universo
por levar
tudo o que levou
e por me dar
tudo o que está dando
Ao final de cada parte a Rupi Kaur escreve uma cartinha (eu vi dessa forma) para os leitores fazerem a transição de forma estimulada, eu diria. Eu recomendo a leitura deste livro não apenas para mulheres, como também para homens que sintam o interesse de saber como a mulher se sente diante de diversas situações, sejam elas boas, ruins, tristes e alegres. Além de ser um livro de leitura MUITO rápida, em menos de meia hora eu cheguei a metade. Ele um pouco mais de 200 páginas.

Enfim, é isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha. Um beijo enorme e até a próxima!!  

























PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.