[Coluna] eu Indico #6 - Doramas



Hoje vim falar de algo ainda um pouco desconhecido para a maioria das pessoas e que se tornou meu novo vicio ( sempre cabe mais um) desde o ano passado: Os doramas. Já ouviram falar sobre isso? Quem ai também assiste? 

O que é:
Dramas – ou doramas, como eu e a maioria chama – são séries de televisão orientais, sejam japonesas (j-drama), coreanas (k-drama), taiwanesas (tw-drama), tailandesas (thai-drama), ou chinesas (c-drama). Duram em média de 10 a 20 episódios de 40 minutos, cada.

Onde assistir:
Existem dois sites, que também possuem app para os dispositivos móveis, que exibem doramas: O Dramafever e o Viki. No Drama você só pode assistir gratuito apenas os dois primeiros episódios ( para nos deixar na vontade), depois apenas para assinantes. Onde a assinatura custa 70 reais mais ou menos, a anual.
No Viki também existe a conta premium, mas você consegue assistir vários doramas inteiros com a conta gratuita, a diferença é que possui comercial de alguns segundos a cada 15 min do episodio, mais ou menos.
Alem disso, o Netflix ( Salve ó poderoso Netflix) possui vários doramas e muita gente não sabe disso, inclusive pessoas que já são fãs de doramas. E alguns muito bons estão por lá, como Descendents of sun, Playfull kiss e Noble, my love. Basta colocar na pesquisa dramas coreanos.
E por fim existem vários grupos e sites que traduzem doramas que você pode se filiar e baixar os episodios dos doramas lá cadastrados ou assistir on-line tambem. Procura no Facebook que tem muitos.

Eu comecei a ver doramas em outubro do ano passado, nas minhas férias do trabalho. Porque durante todo o ano, uma colega do trabalho me falava de um tal de Lee Min Ho e do mundo dos doramas, e além dela, de três amigas blogueiras (Fabi, Lili e Mayara) ficarem no grupo do whats rasgando seda sobre os doramas que estavam vendo. Então ao ter um tempo livre resolvi me aventurar e não deu outra: vicio confirmado. Confesso que nunca tinha me interessado por nada oriental assim, seja sobre a cultura, ou as pessoas de lá. A não ser os desenhos passados na tv: Dragonball, Sakura, Pokemon e Digimon... Hahaha

Hoje meu objetivo é fazer você conhecer um pouquinho sobre esse mundo (porque o que irei falar aqui não é um terço do que já vi por aí..)e aguçar sua curiosidade sobre essas novelas asiáticas. É difícil explicar o quanto essas minisséries nos conquistam e nos prendem. Eles são bem românticos, tem muito drama e paixão para dar e vender. Mas também temos doramas de ação, fantasia, ou seja para todos os gostos.

Algumas dicas do que você vai encontrar nos doramas:

1. Mocinhos (ou oppas) CEOs arrogantes e charmosos, badboys, todos lindos e que nos fazem suspirar. E as mocinhas. em sua maioria, meigas, carismáticas, são pobres, sofredoras e ao mesmo tempo batalhadoras.

2. Eles estão sempre comendo, de verdade. Já morrei de vontade de provar um kimchi, um kimbap, um ddeokbokki e até mesmo aqueles lámen instantâneo ( vivo comendo esse!haha)

3. Eles são intensos. na raiva, no amor e na dor. se estão com raiva gritam, batem, esperneiam. Quando se descobrem apaixonados, amam com tudo que tem. Fazem tudo pelo seu amado e tem cada declaração de nos fazer derreter. E quando sofrem, sofrem mesmo. É uma sofrencia digna de ouvir meu conterrâneo Pablo, Adele ou Sam Smith. Você sofre junto com  eles, sério.
4. Os vilões são bem ruins mesmooo, estilo novela mexicana. e muitas vezes são os pais do mocinho ou da mocinha. Tem cada mãe que ganha da Paola Bratcho, da Nazare Tedesco, da Carminha...

5. Os relacionamentos nos doramas se desenvolvem bem lentamente. Não tem nada de sexual nos dramas e o primeiro beijo é importantíssimo. Acontece porque ja estão apaixonados mesmo. 

6. A sociedade coreana é extremamente patriarcal e a família é muito importante e sempre tratada como prioridade. Mesmo quando discordam de seus pais os mocinhos ainda sim respeitam suas decisões e em algumas vezes acatam elas, mesmo já sendo adultos e até CEOs bem sucedidos.

Agora vamos ao que interessa. Hoje vou falar e indicar apenas os K-dramas, os doramas coreanos, porque ainda não assisti nenhum chinês, tailandês ou japonês. E do que já li e ouvi, separei alguns que na minha opinião são melhores para iniciar sua vida doramática, assim como tambem coloquei e os que mais gostei de ter assistido. E cheguei numa listinha legal para inciar esse caminho sem volta das séries asiáticas.  Se gostarem, quem sabe volto fazendo mais posts sobre o tema? Mas já estou avisando: É viciante!


Personal Taste

Sinopse:Jeon Jin Ho é um cara hétero, arquiteto que finge ser gay para poder dividir a casa com, Park Kae In. Ele é fanático por limpeza, mas também tem um grande talento para descobrir o que as mulheres estão sentindo. Kae In confia muito nas pessoas, apesar de já ter sido traída por pessoas a quem amava. Apesar disso, ela sempre dá às pessoas o benefício da dúvida e com Jin Ho não é diferente. 
Ator principal: Lee Min Ho
Atriz principal: Son Ye Jin

Meu pitaco: Começando pelo começo! foi o meu primeiro drama, e acho que ele é um ótima pedida para inserir alguém nesse mundo. Tem uma história muito legal. Tem muita emoção, cenas engraçadas e também fofas. As cenas onde sele finge ser gay são muito divertidas. Assim como quando ele começa a gostar dela, é de fazer suspirar. Me conquistou no primeiro episódio. 



Boys Over Flowers


Jan Di é uma garota normal, e trabalha ajudando seu pai fazendo as entregas das roupas da tinturaria da familia. Certo dia, enquanto levava a roupa de um estudante na melhor escola do país, ela sem querer o salva do suicídio. Por tal ato ela ganha uma bolsa de estudos nessa mesma escola, voltada para a elite da elite. Nessa escola tem um grupo de 4 jovens que são chamados de F4 (Flowers 4), que tem o respeito de todos os estudantes, por isso mandam e desmandam lá dentro. Para ajudar uma amiga, ela enfrenta o líder do F4, Goo Joon Pyo, e esse, revoltado por tal insolência, faz da vida de Jan Di impossível. Mas ela não desiste. Mas então algo mais começar a surgir entre os dois... Porém, Jan Di começa a sentir algo por outro membro do F4, Yoon Ji Hoo; um rapaz frio e fechado no seu mundo, mas que pouco a pouco, por causa dela, começa a se abrir ao exterior e ao amor, tornando-se rival do seu amigo Goo Joon Pyo.
Ator principal: Lee Min Ho
Atriz principal:Ku Hye-Sun

Meu pitaco:Leram essa sinopse? Outro titulo para esse dorama é: Babado e resenha!hahaha Gente são 20 episódios onde acontece de tudo! Melhor amigo apaixonado, mãe vilã, dilema rico x pobre... Tem cenas hilárias, mas também aquelas bem carregadas de emoção, para derrubar o coração mais frio. BFF foi meu segundo dorama e sou APAIXONADA por ele. Com um enredo muito bom, ele é baseado num mangá, além da coreana, tem versão chinesa, taiwanesa, filipina e japonesa. Ou seja é um sucesso! È direcionado para os mais jovens, devido seu ambiente escolar e protagonistas da faixa etária entre 17 e 18 anos, mas ele conquista corações de todas as idades.


Secret Garden


Sinopse:

O drama conta a história de Gil Ra Im, uma dublê pobre e humilde, e Kim Joo Won, um CEO arrogante e excêntrico, que mantém a imagem da perfeição aparente. O encontro dos dois é acidental, quando Joo Won confunde Ra Im com a atriz Park Chae Rin e assim começa uma relação complicada, mas atraente para ambos. E é assim que Joo Won, mesmo tentando esconder, tem uma atração cada vez maior por Ra Im, que tanto o confunde e o perturba, deixando-o inquieto. Para complicar ainda mais, uma sequência estranha de eventos resulta na troca de corpos de ambos.
Ator principal: Hyun Bin
Atriz principal: Ha Ji Won

Meu pitaco:Tenho que começar falando o seguinte: Que mãe mais ruinzinha esse mocinho foi arranjar viu? E isso é uma característica: mães e pais que são verdadeiros vilões e obstacuos para a felicidade do casal. SC Foi meu terceiro dorama e nos primeiros episódios já senti um clima mais maduro no enredo. O mocinho é arrogante e tem resposta para tudo e a mocinha é dublê de filmes de ação e sabe lutar muito bem. Apesar de muitas cenas engraçadas, principalmente quando começa a troca de corpos, no estilo Se eu fosse você, você percebe um tom mais serio nesse dorama. E tive razão o que começa apenas como uma simples comedia romântica se torna uma romance lindo, daqueles de te fazer se afogar em lagrimas. Serio! Tem comedia, fantasia, romance e drama. Se quer rir, rir muito e não tem problema em se emocionar, vai adorar Secret Garden.


Healer


Sinopse: Um incidente décadas de idade, envolvendo um grupo de amigos que dirigiam uma estação ilegal de radiodifusão reúne três pessoas — um jovem mercenário misterioso com o nome de código "Healer",que faz todo tipo de trabalho, menos assassinato, que acontece de possuir habilidades de luta de alto nível, uma repórter de um site de fofocas e um famoso jornalista de uma importante estação de transmissão. Na viagem para descobrir a verdade e resolver o mistério do passado, eles vão ter de lidar com o conflito de verdade contra o destino.
Ator principal: Ji Chang Wook
Atriz princiapl: Park Min Young

Meu pitaco:Um dorama de ação, romance e um pouco de mistério, que usa muita tecnologia. O casal tem uma química que parece sair da tela e o mocinho nas cenas de ação é o melhor! E palmas para o ator que faz o jornalista. Alem de talentoso e tem um papel fundamental na trama, é um lindo. Adoro filmes e series onde os segredos vão sendo revelados aos poucos e as peças vão se encaixando de forma brilhante. Tem cenas de flashback onde o passado que se cruza com o presente, de forma muito habilidosa e me fez ficar ainda mais curiosa com o desdobramento de tudo, ate o final. E vou falar: e as cenas românticas? Tão fofas, tão cheias de tensão, mistério e paixão ainda não aflorada. Se você assistir com certeza vai gostar.


Heirs


Sinopse:
Kim Tan mora nos EUA e é herdeiro de um dos homens mais ricos da Coreia. Cha Eun Sang mora na Coreia e tem uma vida difícil, tendo que manter vários empregos a fim de se sustentar e ajudar a mãe. Quando Cha Eun Sang vai aos EUA encontrar a irmã, eles acabam se esbarrando, no que parece ser um pequeno sonho na vida de Eun Sang. De volta à Coreia, o destino tratará de uni-los novamente em uma história que, além disso, mostra a vida, os amores e os aprendizados dos grandes herdeiros dos milionários da Coreia que frequentam o Colégio Jeguk.
Ator principal: Lee Min Ho
Atriz princiapl: Park Shin Hye

Meu pitaco: Já perceberam que gosto de doramas com esse ator não é?! Siiiimmm! Ele é o meu Bruno Gagliasso, Reynaldo Gianechinni, Thiago Larcerda, Cauã Reymond da Coreia. Foi com ele meu primeiro dorama e seu personagem Jun Pyo ( Boys Over flowers) será eterno para mim. Ele atua muito bem e ainda coloca suas características nos personagens, algo singular, que é dele. Não tem como não gostar. E falando desse dorama, ele volta ao universo estudantil depois de alguns anos e eu que gosto muito desse ambiente, mesmo em livros. Assisti e adorei Heirs. Tem intrigas, romance, cenas divertidas. Sabe Gossip Girl?! Nesse estilo aí... Alem do casal, os personagens secundários são ótimos. E o que falar do badboy vilão? Ele era tão odiável e depois se tornou tão apaixonável que muita gente shippou ele com a mocinha. Confesso que eu também fiquei balançada. hahaha


Uncontrollably Found 


Sinopse:
As pessoas mudam, mas será que o coração consegue se adaptar? Shin Joon Young (Kim Woo Bin) e No Eul (Suzy) formavam um casal inseparável e muito apaixonado na juventude. Mas circunstâncias imprevisíveis os separaram e cada um seguiu seu caminho. Joon Young tornou-se um ator e cantor muito famoso e No Eul é uma produtora/diretora de documentários. Quando seus caminhos se cruzam novamente, anos mais tarde, Joon Young descobre que No Eul é uma pessoa muito diferente da que ele conheceu — materialista e disposta a fazer qualquer coisa para ser bem-sucedida. Será que Joon Young e No Eul retomarão o relacionamento do passado?
Ator principal: Kim Woo Bin 
Atriz principal: Miss Suzy
Sabe Como eu era antes de você, A culpa é das estrelas, Sr Daniels, Métrica e outros livros do estilo? Livros que nos fizeram chorar, alguns já até começamos a ler sabendo disso, mas que são tão lindos, tão bem feitos que mesmo em meio as lagrimas adoramos e ainda saímos indicando por aí? Assim é Uncontrollably Found. E já aviso, se você é fã desses livros aqui citados, você TEM que assistir UF, apenas se prepare psicologicamente. Um dos doramas que mais chorei, que comecei sabendo que algo era quase certo acontecer. Mas tinha dois atores, como casal principal, que eu queria muito ver atuando, que resolvi assistir com a cara e a coragem. Me apaixonei! Que drama lindo. Que drama triste! Que atuação MARAVILHOSA desse Woo Bin! O que posso dizer mais: A vida é preciosa... Ao fim do drama vocês também pensarão nessa frase.


Bom, essas foram minhas dicas. Espero que tenham gostado e que se aventurem a conhecer os doramas, nem que seja apenas para ter sua própria opinião sobre eles. E se você gostar vai encontrar aqui uma pessoa para resenhar sobre eles, é só vir falar comigo, aqui ou nas redes sociais do Menina. 

Bjos  e até a próxima.
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.