[Resenha] Doze por Doze - Thati Machado, Lucas Borges, Carolina Estrella, Yohana Sanfer, Bruna Fontes, Vinícius Grossos, Carine Raposo, Augusto Alvarenga, Larissa Siriani, Karina Rocha, Mariana Cestari e Marianna Leão.


Olá pessoas! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é sobre um livro de contos que eu tive o prazer em ser convidada pela Thati Machado, idealizadora do projeto, pra resenhar. É um e-book, que já está à venda na Amazon.* Com histórias que acontecem durante todo um ano (o de 2015 pra ser mais exata). São 12 contos de 12 autores nacionais diferentes, entre eles Vinícius Grossos autor de O garoto quase atropelado. Por isso que eu acredito que o nome seja Doze por Doze. Eu não conhecia a maioria dos autores, mas amo quando vem umas novidades boas assim, porque aí eu realmente me dou conta de que aqui no Brasil temos muitos talentos que às vezes nem conhecemos.

De Janeiro à Dezembro, conheci muitos personagens diferentes. A maioria deles adolescentes em fase de descobrimento da paixão. Sabe quando você é/era adolescente e tudo o que queria era viver um romance de verão, só para ter uma história legal para contar no futuro? Então, com Doze por Doze eu me senti assim, porque era justamente isso que os personagens dos contos estavam vivendo e a diferença é que o 'verão' dura doze meses.

Teve alguns contos que ficaram guardadinhos no fundo do meu coração e levarei para vida toda. Foi o que estava refletindo enquanto lia: "Esse é o tipo de livro que você sente a necessidade de ter ele na bolsa ou em algum lugar de rápido manuseio, porque quando bater a saudade ou acontecer algo que te lembre alguma das histórias, você pega e lê." Estou torcendo fielmente para que ele tenha a versão impressa e que seja em breve.

O mais engraçado é que na maioria dos contos eu vivi algo parecido ou aconteceu com pessoas bem próximas. Então, dá aquela sensação de querer saber o que aconteceu depois daquele mês. O que resultou? Será que ficaram juntos em algumas situações, será que apesar da distância deu tudo certo? Na verdade o que eu mais gostei nesse livro foi a desmitificação do 'e viveram felizes para sempre...' Obviamente por se não tratar de um conto de fadas (graças à Deus), nem de mocinhas indefesas e muito menos de príncipes encantados que convenhamos, nada disso existe. Estamos falando de pessoas reais, que tem sonhos, que não são perfeitos, que tem defeitos, que luta pelos seus direitos, que quer quebrar paradigmas, que quer vencer o preconceito, que tem amor à vida.

Estamos falando de pessoas que poderia ser eu, você, seu irmão, seu melhor amigo. Qualquer um, porque os assuntos abordados fazem parte do nosso cotidiano. Muito melhor que no nosso cotidiano, reconheço. Porque lá as pessoas se respeitam muito mais, são mais tolerantes, eu até me atrevo a dizer que elas enxergam o próximo, de modo mais amoroso, apesar dos pesares. Não estou dizendo que todos são perfeitos, até porque anteriormente já disse que não, mas quem for ler vai entender o que eu quero dizer com até o que não sabe o que é respeito ao próximo, aprende e nem sempre é da maneira mais fácil.

O público alvo, certamente são os adolescentes e fãs de YA (Young Adults), no entanto pessoas de qualquer idade pode se sentir à vontade para ler, porque como dizem por aí: "é com os jovens que tiramos lições válidas sobre como descobrir a vida." Ou algo parecido com isso. 
Espero que vocês tenham gostado e fiquem à vontade para descobrir como Doze por doze pode mudar a vida das pessoas.

Um beijo enorme pra vocês e até a próxima.

*O link para compra do e-book.























PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.