[Especial] Volta às aulas!!

Começou aquela semana que eu ansiava quando eu ainda estava no colégio, confesso. A verdade é que a ansiedade mesmo era pra rever os amigos. Nada contra os colégios que eu estudei e nem os professores que eu tive, porque foram ótimos. Mas o motivo desse post hoje não é eu ter nostalgia sobre meus tempos de colégio e sim, dar algumas dicas maravilhosas sobre filmes, livros e séries que retratam sobre assuntos que deveriam ser abordados em sala de aula (e principalmente fora dela).  
Vou começar pelos filmes: 


Porque não falar sobre crianças transgêneros?Porque não falar sobre relacionamentos interraciais? E homossexuais? Espera, que tal falarmos sobre uma conhecer a liberdade após anos de escravidão e depois ser escravizado novamente? Podemos falar sobre tudo isso e muito mais, por mais que a variabilidade de épocas exista e os assuntos também, acredite, todas são muito atuais.    

Tomboy: 



Anatomia de uma cena de amor:



Preto e Branco: 


12 anos de escravidão: 


Séries: 

Sense8: 

Jessica Jones: 
 

Narcos: 


Degrassi next class: 


Quatro séries com temas completamente diferentes e mesmo assim é possível gerar discussões sobre os assuntos (muito interessantes por sinal) abordados. Vai desde a história de como foi a propagação da cocaína nos EUA e Europa e de como está sendo a missão para captura do traficante até uma espécie de Malhação americana, que debatem temas sem demagogias. E por falar em demagogias, tem uma única série aí que debate sobre todos os temas de uma forma bem impactante e convincente. Fala sobre a homossexualidade, problemas raciais, desigualdade social, feminismo, de modo aberto e totalmente sem censura.  

Livros: 
A arte de ser normal-  Lisa Williamson  


O Segundo Sexo- Simone de Beauvoir 

O mundo de Sofia- Jostein Gaarder 


Extraordinário-  R. J. Palacio
 
Quanto aos livros, quando eu era adolescente ouvi falar de Simone de Beauvoir e o que ela representava para as mulheres. E O segundo sexo é um dos livros mais interessantes sobre o assunto, por isso que vale a pena a leitura. Por outro lado, encontramos Extraordinário e O mundo de Sofia. Os dois são diferentes é claro, mas em determinado momento a filosofia de vida deles nos envolvem e são tão cotidianas. Por fim e não menos importante, um livro sobre um garoto transgênero que desde criança sabia que queria ser uma menina e cresce confirmando e tentando lidar com a sua decisão. Sim, eu indiquei um filme com a mesma temática, porque ao contrário do que a gente imagina, são poucas as pessoas que sabem o que é e como lidar com uma criança que não se aceita, principalmente sobre lidar com a capacidade de muitos seres humanos de serem tão preconceituosos e terem valores muito deturpados, mas que afirmam prezar a liberdade e a igualdade, seja lá o que isso significa na prática.  

Espero que tenham gostado das dicas de filmes, séries e livros para assistir, ler, refletir e argumentar. Desejo a todos uma ótima volta às aulas aos que iniciam essa semana e aos que só irão após o carnaval igualmente e que também tenham um excelente ano letivo. 

Um beijo enorme e até a próxima!! 















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.