Resenha: Maonomics- Loretta Napoleoni


Antes de mais nada que eu quero deixar bem claro que não sou especialista em economia, nem estudo isso na verdade! Mas, o assunto é algo que me agrada bastante. E quando eu vi que a Bertrand Brasil ia lançar eu fiquei louca pra ler, porque já tinha visto falarem sobre esse livro (lançado em 2011, na Itália) porque é muito curioso realmente saber: Como a China, um país comunista tem um sistema capitalista melhor que os países ocidentais?
Como a autora mesma cita no livro:
Por quê? Porque os líderes chineses leram 'O capital', de Marx, e entenderam que ele é uma análise do capitalismo, não uma proposta para sua destruição"
Ela quis dizer que esse comunismo chinês, é baseado no lucro. E que esse molde os prepara para explorar a fraqueza da sociedade na qual vivemos.

O livro é dividido em quatro partes, das quais três ela fala sobre a globalização + tipo de sistema político-econômico/forma de governo. Neste caso foram: Comunismo, Capitalismo e Democracia. E citando acontecimentos históricos e como os chineses participaram de forma direta ou indireta na economia em cada um deles. E na última parte: Imagens do Futuro, ela fala sobre acontecimentos da atualidade como os produtos "Made in China" dominaram a África (acho que não só a África né?!) e de como o mercado chinês pra eles é importante, pois o ajudaram a crescer e tudo mais.

Lendo, você consegue perceber que a estratégia dos chineses é espetacular, pois o intuito deles de dominar o mundo é fantástica. Vou citar os mineiros como exemplo, tem um velho ditado nosso que diz: O mineiro come pelas beiradas, certo? Esse ditado se aplica também aos chineses, e como se aplica!  

Com esse livro, passamos a entender um pouco o porque dos chineses terem total razão no processo para voltar a ser a maior potência mundial. Porque eles não visam o "aqui e agora". Uma frase que exemplifica muito bem os chineses é "um dia de cada vez", vemos isso em centros de reabilitação né?! Pois bem, é exatamente desse jeito que eles lidam com tudo, principalmente nos setores econômicos.

Esse não é daqueles livros que a gente senta e devora, ele precisa ser entendido e ao mesmo tempo a gente sente a necessidade de sair procurando sobre os acontecimentos que marcaram a história. Enfim, é um livro que vale muito a pena ler. Pois, é ver um outro país com uma cultura totalmente diferente da nossa sob as perspectivas de uma especialista em economia, italiana. Já pensou na mistura?!
















PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.