Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain



“Quando se tem uma amiga, ponderei, uma boa amiga, uma pessoa que você ama, e se descobre que ela fez algo abominável, por acaso esse amor acaba?” pg. 134

Terminar este livro me causou uma certa angústia. Eu estava tão profundamente envolvida com o enredo que, ao mesmo tempo que eu queria desvendar logo os segredos e mistérios em torno dos personagens, tinha vontade de ler bem devagarzinho, pois não queria vê-lo chegar ao fim. Além disso, seria difícil escrever muito sobre ele, já que qualquer informação a mais, seria spoiler.

Tara, Noelle e Emerson se conheceram na faculdade e, desde então, se tornaram melhores (e inseparáveis) amigas. Se apoiavam, se divertiam, compartilhavam suas vidas, enfim, estavam sempre juntas.

Tara perdeu seu marido Sam há poucos meses e, juntamente com sua filha Grace, com quem tem uma relação difícil, tenta superar a dor desta perda. Emerson, conhecida como Emy, é casada com Ted e tem uma filha, Jenny, melhor amiga de Grace. E Noelle completa o trio. Ela foi parteira por muitos anos, assim como sua mãe. Nunca se casou nem teve filhos. Levava uma vida simples e era, aparentemente, feliz. Até cometer suicídio.

Tentando descobrir o que levou Noelle a tirar a própria vida, Tara e Emy se empenham buscando informações e descobrem coisas do passado da amiga que jamais imaginavam! Segredos assustadores que afetam profunda e seriamente a vida de outras pessoas. E então percebem que, de fato, ninguém conhecia Noelle de verdade.

A medida que os segredos de Noelle vão sendo desvendados, Tara e Emy vivem momentos de angústia, ansiedade, tensão, e se questionam a respeito de nunca terem percebido nada de estranho. Sentem um misto de amor pela amiga que ela foi e raiva pelo que ela fez.

“Existem pessoas cuja mera presença é capaz de estabilizar nossa pressão sanguínea. Reduzir a nossa ansiedade. Manter a nossa concentração. Noelle era assim. Vou cuidar de você, dissera ela naquela noite. E eu acreditara” pg. 35

A história é contada pelas três amigas, em capítulos alternados, de forma que o leitor conhece o ponto de vista de cada uma delas. O momento em que as coisas acontecem também se alterna. Horas são contados fatos do passado, horas do momento presente. Mas nada que cause confusão, pois o ano é quase sempre indicado no início de cada capítulo.

Segredos e Mentiras (Editora Arqueiro R$29,90, 288 páginas), de Diane Chamberlain, é um livro surpreendente, complexo, intrigante e cheio de mistérios que convidam o leitor a embarcar, junto com os personagens, nessa descoberta!

Até que ponto conhecemos as pessoas que nos cercam? Que segredos nossos amigos escondem de nós? Até onde as pessoas são confiáveis? São perguntas que ficam, por um tempo, na nossa cabeça, mesmo depois que este livro chega ao fim...










PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.