[Coluna] Espaço do Leitor

Uma das grandes novidades do Menina da Bahia para 2014 é a coluna Espaço do Leitor, onde você, que acompanha o blog, poderá participar enviando um conto ou trecho do leu livro ainda não lançado. Nós escolhemos um para ser postado aqui. Qual o benefício disso? Somos parceiros de várias editoras, quem sabe uma delas estará observando? Assim seu sonho de ter seu livro publicado pode ser realizado.

Vamos ao escolhido do mês de Janeiro.

O nome dela é Mariana Ribeiro, baiana residente em Salvador. Ela nos enviou o primeiro capítulo do seu livro "Menina Veneno". Fiquei muito feliz por ter conferido um texto de qualidade e atraente. A proposta é muito interessante e creio que muitos ficarão interessados. Mas antes de mostrar para vocês o texto, vejam só, essa pequena entrevista com a Mariana.



MB - "Olá Mariana, tudo bem? Nos diga o motivo de você querer ser escritora"



MR - Olá, Laerte. O prazer pela leitura começou quando eu ainda estava no jardim de infância, lendo os grandes clássicos da Disney que eu tanto adorava, mas somente em 2002 descobrira  minha outra paixão: a escrita. Comecei a escrever em cadernos pequenos, mas desde 2005 que priorizei o processo de escrita através do computador. 



MB- "Qual a inspiração para escrever o livro Menina Veneno?"



MR - Quem me conhece bem, sabe que eu sou uma grande admiradora de tudo o que é referente aos anos 80. Faltava apenas um incentivo externo que me fizesse escrever o esboço da história ambientado na “década perdida”. A ideia de escrever Menina Veneno surgiu em um belo dia quando parei para assistir aos clipes dos meus artistas favoritos no canal VH1. No intervalo da programação, passou uma vinheta em que uma garota loira de patins deitada no chão estava ouvindo música em seu walkman amarelo, enquanto balançava as pernas exibidas com polainas de lã, demonstrando estar curtindo bastante (qualquer que fosse a música que estivesse tocando naquele momento). Essa mesma garota inspirou a cena inicial do livro, quando Audrey deitou na beira da piscina para gravar mais um relato do seu dia-a-dia usando o mesmo aparelho eletrônico. Percebi que poderia escrever uma história que pudesse relembrar os fatos mais marcantes ocorridos naquela época, o que poderia despertar nos leitores um sentimento nostálgico de saudade. 



MB - "Qual a sua escritora favorita? Qual a que mais te influencia?"


MR - Sara Shepard é minha escritora favorita. Mas, quem mais me influencia, é sem dúvida, o autor Sidney Sheldon. Já li em torno de 12 livros do autor, e juntamente com alguns grandes clássicos da nossa Literatura, propiciaram que eu tomasse gosto pela leitura e também pela escrita. 



"Deixe um recado para as editoras que estarão vendo essa matéria"



MR - A minha intenção ao escrever Menina Veneno era que ele tivesse o diferencial de ser uma história ambientada na década de 80, voltado para o público jovem-adulto contemporâneo, e que envolvesse problemas cotidianos com uma dose extra de sobrenatural. O livro poderá despertar o interesse de jovens e até mesmo dos adultos que vivenciaram a época em sua plenitude. Seria uma forma de relembrar os fatos mais marcantes da década mais incrível de todos os tempos. Até mesmo para os leitores que sequer ainda eram nascidos, mas que teriam a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o comportamento e estilo de vida dos adolescentes oitentistas. 

Como eu possuo um blog literário chamado Confissões Literárias, que tem um número significativo de seguidores, pretendo divulgar maciçamente o meu livro no blog, e os blogs parceiros serão incentivados a colaborar na divulgação do meu trabalho. Além disso, antes de concluir a história havia criado uma página para o livro no Skoob, como forma de os usuários do site conhecerem um pouco mais a respeito ao ler a sinopse provisória. Criei um perfil no Twitter e uma fanpage no Facebook, mas pretendo posteriormente criar um site exclusivo.

Clique nos logos e acompanhe o livro "Menina Veneno" nas redes sociais:





/MeninaVeneno80s




-------------

Foi muito legal entrevistar a Mariana, ela tem uma postura profissional incrível e tem tudo para ter uma carreira promissora. Agora sem mais enrolação, veja o primeiro capítulo do livro Menina Veneno:





Então, se vocês gostaram da proposta do livro (eu mesmo li o primeiro capítulo e gostei demais!) siga nas redes sociais que eu citei acima e em breve, quem sabe, esse livro poderá ser lançado. Se alguma editora ficou interessada pelo livro, é só entrar em contato com o blog ou diretamente com a Mariana Ribeiro, com certeza esse livro tem tudo para dar certo.

E se vocês gostaram e quiserem participar participar também dessa coluna, é só mandar um e-mail para laerte.lopes@meninadabahia.com.br (no assunto coloque Espaço do Leitor) com um trecho do seu livro ou um conto, e você poderá aparecer aqui também.












PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.