Uma lição inesquecível - Laura Schroff e Alex Tresniowski



“Nenhum de nós é um super-herói, tampouco possuímos alguma habilidade especial. Quando nos conhecemos, éramos apenas duas pessoas com passados complicados e sonhos frágeis. Mas, de alguma maneira, encontramos um ao outro e nos tornamos amigos.” (pg.24)

Laura vive em Nova York, trabalha num jornal, está no auge da sua carreira e tem uma vida corrida e cheia de compromissos. 

Um dia, enquanto aguardava para atravessar a rua, ouve uma vozinha que diz: “- Com licença, senhora. Tem uma moeda? ”. Num primeiro momento ela pensa em ignorar e seguir seu caminho, afinal esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Mas algo a faz se virar, e seus olhos se deparam com um menininho usando um moletom sujo. Ele novamente lhe pede uma moeda e, sem saber o porquê, ao invés de entregar o dinheiro, Laura o convida para almoçar. 

Mesmo um pouco desconfiado, ele aceita, e enquanto ambos devoram cheeseburguer com Milk-shake de chocolate, Laura fica sabendo um pouco da vida difícil do pequeno Maurice. Passam então a se encontrar no mesmo local todas as segundas-feiras para almoçar e fazer outras coisas juntos. E, percebendo o quão especial Maurice é, se tornam amigos.

Embora muito jovem, tendo apenas 11 anos, ele já passou por muitas coisas. Durante toda a sua vida, sempre viveu em lugares perigosos, sofreu maus tratos, toda a sua família tinha ligação com drogas e nunca soube o que era ter um lar de verdade.

Num primeiro momento, enxergamos o quanto Laura ajuda aquele menininho adorável. Mas o que ela recebe de volta tem um valor tão grande quanto ou até mesmo maior. 

“Sempre que ouvia alguém dizer que Maurice era um sortudo por ter me encontrado, interrompia essa pessoa para corrigi-la: a verdade é que a grande sortuda fui eu”.(pg. 229)

Enquanto Maurice vai crescendo, Laura vai lhe mostrando o significado de uma família, o estimula a estudar e a sonhar com um futuro melhor. Em troca, aquele menino preenche a vida de Laura de pureza e alegria, e também preenche o vazio que ela sempre sentiu por nunca ter tido filhos.

Uma Lição Inesquecível (Universo dos Livros, 256 páginas, R$29,90) é uma história real, comovente, e nos mostra o quanto, gestos aparentemente pequenos, podem transformar e dar um novo sentido à vida de alguém. 



Cláudia Vasconcelos
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.