Veneno - Sarah Pinborough




Nada de bom pode vir de uma velha torta com cara de bruxa.


Eu adoro ver o marketing de uma editora empolgado e o marketing da editora Única trabalhou certinho ao divulgar Veneno. E a capa em si, o que falar? Simplesmente linda. Alie marketing intenso + capa bonita + curiosidade e terá milhares de leitores curiosos. Fiquei empolgada com os ecards, as frases curiosas e ‘comprei o peixe’ que eles estavam vendendo. (Na verdade, ganhei a prova do livro em um sorteio). A prova chegou e no dia seguinte já estava lendo Veneno (são poucas páginas) e ah, pessoal, decepção define :( Nada contra a edição da editora, que está ótima, mas sim com a releitura que a autora fez; tirando a releitura de conto de fada de Lauren Kate, essa foi a pior que eu já li. Ok, tem continuação e pode ser que as continuações expliquem os buracos. Bem, vou explicar para vocês entenderem o que estou falando.

Veneno, de Sarah Pinborough (Única, 224 páginas, R$ 34,90) Ã© a releitura de contos de fadas misturados, com enfoque em A branca de Neve e os 7 anões, mas há uma bruxa má que mora numa casinha de doces e que come crianças (João e Maria), há uma maçã podre e o beijo de amor verdadeiro (quer dizer, não foi bem isso...). Ou seja, é todo um conjunto de várias histórias reunidas em uma só.

Lembram do filme Branca de Neve e o Caçador? Veneno começa mais ou menos do mesmo jeito. A linda (e loira, bem Charlize Theron) madrasta de Branca de Neve aproveita que o marido foi para a guerra e assume o comando do castelo. Ela está cansada de ver Branca de Neve metida em roupas masculinas e a obriga a se portar como uma dama, incluindo se casar com um príncipe e ir embora, para sempre, do castelo.

Todos adoram Branca, ela trata os funcionários do castelo com respeito e cordialidade, alimenta os pobres e conversa com os anões (aqui eles são mineiros). Lilith, a madrasta, detesta que todos gostem de Branca, até seu espelho repete diariamente: Não há ninguém mais linda do que Branca de Neve. Lilith é adepta da magia, como Branca se recusa a casar, ela só tem uma opção: mata-la. Mas não com suas próprias mãos, para isso ela precisa de alguém... eis que surge um caçador, um lindo caçador (rola um sexo básico entre eles e o caçador vai atrás de Branca).

Porém, o caçador fica enfeitiçado pela beleza e bondade de Branca e decide que não irá mata-la, levará o coração de um animal e fingirá que é dela. Branca sente o cheiro da madrasta no caçador e... Rolará “sexo básico” entre eles, também. E aí que a história desanda completamente. Poxa, queria tanto ter gostado, mas a partir daqui tem tantos furos na história que fiquei nervosa.

Além do caçador tem um príncipe, lindo e bondoso. E como ele me enganou! rs

Enfim, a partir de um determinado momento, a história ficou tão superficial que me deixou triste (E o pessoal do marketing que trabalharam/trabalham duro na divulgação desse livro? Coitados!). Poxa, Sarah... você pisou feio nessa releitura. Pesquisei as continuações e o volume 2 será releitura de Cinderela e o terceiro de A Bela e a Fera. Como é uma trilogia e ficaram vários furos nessa história, isso provavelmente servirá, também, como pano de fundo para os próximos volumes.

Outra coisa que me chamou a atenção, a sinopse, em inglês, diz que os livros são ricamente ilustrados. Na prova que recebi, não há ilustração. Falei com a Única e me explicaram que essas ilustrações são apenas arabescos na diagramação. A versão nacional não tem esses, mas a editora traçou alguns detalhes na diagramação.

A cotação do livro no GoodReads não é ruim, a média é de 3,68 de um total de 5 estrelas. Como gosto não se discute... talvez vocês gostem :)

Saga encantadas:
Veneno
Charm 
Beauty
Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.