O Triângulo Secreto: As Lágrimas do Papa - Didier Convard




"A verdade que, há muito tempo, a Igreja esconde do mundo
está a um passo de ser conhecida.
Que segredo é esse? Por que escondê-lo?"


 Na época em que Dan Brown explodiu no mundo com o livro O Código Da Vinci, milhares de livros com o mesmo tema foram lançados e a modinha foi estabelecida mais uma vez. Eu não dobrei meus joelhos e não li nenhum livro relacionado, nem mesmo o livro do Brown. Eis que surge a oportunidade no momento certo, o livro O Triângulo Secreto: As Lágrimas do Papa, de Didier Convard (Bertrand Brasil, 528 páginas, R$ 49,00). O livro é um pouco extenso, mas são páginas de muito mistério e investigação.

Didier Mosèle é pesquisador na Fundação Meyer, uma instituição que restaura e traduz documentos históricos. Atualmente, ele e sua divertida equipe trabalham na restauração de um famoso manuscrito encontrado no Mar Morto. Francis Malane também é pesquisador, e é amigo e gêmeo franco-maçom de Didier. Misteriosamente Francis desaparece, deixando apenas uma mensagem, nela ele dizia ter descoberto um segredo muito perigoso! Logicamente, Didier liga o desaparecimento aos seus estudos e, percebe que está relacionado a um segredo escondido ao longo dos séculos.

Gostei muito desse livro, principalmente por causa do mistério que ronda toda a história, até o final. São abordadas algumas sociedades, como a Maçonaria, os Templários e alta cúpula da Igreja. Todos os personagens são interessantes, especialmente Martin Hertz, o ex-grão-mestre da Loja Eliah, onde Didier e Francis foram iniciados. Também tem um personagem não identificado que aparece em várias partes da história. Não saber a identidade dele me deu uma agonia enorme! Fiquei com vontade de pular as páginas só para descobrir logo quem era.

Didier é perseguido o tempo todo, pelos Guardiões do Sangue, um grupo controlado pela Igreja, encarregado de desarticular qualquer um que descubra algo que possa abalar as estruturas da Igreja. Eles usam de qualquer método para alcançar seus objetivos, até mesmo assassinato.

Os capítulos do livro são muito curtos e, como o livro tem 528 páginas, ao total são 89 capítulos. Há quem ache chato toda hora parar a história e iniciar um novo capítulo, mas na minha opinião isso ajudou a fluir melhor a leitura. Alguns capítulos são relatos de histórias do passado e outros da época atual. Os capítulos curtos ajudaram a organizar melhor e você não fica perdido.

Enfim, recomendo esse livro. Ele faz parte de uma série; fiquei animado para continuar lendo. O autor é francês e, além de escritor, também é quadrinista. Ele já escreveu o segundo livro da série, agora é só aguardar a Bertrand Brasil publicar aqui. (Soube por alto que está em fase de tradução)

Deixo vocês com uma parte do livro que gostei bastante:

O tempo transforma o amor em hábitos, em rituais. Numa amizade parecida com a que une os passageiros num cruzeiro. Pois é assim que a vida passa: uma longa viagem em que nos adaptamos às manias do outro. Uma harmonia educada, respeitosa, distante.
Pág. 37


Série O Triângulo Secreto:


1. As lágrimas do Papa
2. Les Cinq Templiers de Jésus


Laerte Lopes


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.