Amberville: A Lista da Morte - Tim Davys




Resenha by Laerte Lopes:


Assim como muitas pessoas tem essa impressão, eu também tive ao pegar esse livro para ler.  Afinal não é qualquer livro em que todos os personagens são ursinhos de pelúcia? O quê? Ursinho de pelúcia? Pois é, mas apesar disso, eles podem ser mais violentos, viciados, amorosos ou loucos que você é.  No começo do livro pode parecer chato se acostumar com personagens assim, mas juro que após se aprofundar um pouco mais na história isso se passa despercebido, você aceita numa boa que os ursinhos de pelúcia encarem tudo isso.

A história de Amberville - A Lista da Morte, de Tim Davys (Amarilys, 352 páginas, R$ 49,00), é simples. Eric Urso foi uma pessoa muito rebelde em sua adolescência, fez trabalhos sujos para o chefão da máfia da cidade, Nicholas Pombo. Depois de muitos anos, seu ex-chefe o procura para uma última e “forçada” missão: Retirar o nome do criminoso da Lista da Morte. A tal lista é uma lenda que quase ninguém acredita, quem tem o seu nome escrito na lista com certeza morrerá, o Nicholas Pombo não quer morrer e vai jogar sujo com Eric.

Como Eric não quer morrer, ele não só precisa acreditar, ele urgentemente precisa encontrar a lista e tirar o nome de Nicholas Pombo. Mas como encontrar algo que ninguém jamais viu? Trazendo a nossa realidade, é como se para salvar a vida de alguém que estar para morrer, você necessitasse encontrar a Pedra Filosofal.  

A história gira em torno da Lista e das reflexões de Teddy (irmão gêmeo de Eric) sobre a vida, tais reflexões às vezes chega a ser exagerada e até mesmo desnecessária, tornando alguns capítulos chatos e extensos demais. Mas a parte que tem a ação e investigação é legal, tem um ar de livros policiais, mas sem pretensão.

Enfim, confesso o livro deixa algumas dúvidas que nem mesmo os outros três livros da coleção poderão responder. Tais dúvidas só serão encontradas se o livro for lido com muita atenção, como eu costumo fazer, mas se você ler rápido talvez nem perceba. 

Eu pretendo ler os próximos livros da coleção, mas só recomendo mesmo para quem realmente gosta desse tipo de história, talvez você ache chato alguém receber uma facada e sair chumaço de algodão ao invés de sangue.  

Série Mollisan Town Quartet
1. Amberville
2. Lanceheim
3. Tourquai
4. Yok 

Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.