Líderes que mudaram o mundo - Gordon Kerr



Sinopse:

Líderes que Mudaram o Mundo, de Gordon Kerr (Larousse, 528 páginas, R$ 59,90), explora a vida e a carreira dos indivíduos mais extraordinários da história como Júlio César, Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. Alguns trabalharam e sofreram muito para mudar o mundo para melhor, enquanto outros, como Adolf Hitler ou Osama bin Laden, apenas tiveram sucesso em prejudicar a humanidade. Atemporal, o autor mergulha nos meandros da vida de cada um e em sua forma de liderar. Nem sempre para o bem. Nem sempre para o mal.

Resenha by Laerte Lopes

Particularmente, eu considero esse livro da Larousse, um livro de consultas. São pequenas biografias bem elaboradas dos maiores líderes do mundo. O livro é divido em 5 partes, e elas são:


  • A antiguidade

Essa sessão conta com 12 biografias, entre as quais eu destaco a de Buda (aprendi muita coisa que eu não sabia dele, não sabia que ele era um homem completamente normal) e a de Jesus Cristo.


  • A Idade Média e o Renascimento

Já nesta parte estão contidas 11 biografias, destaques para Sir Francis Drake (suposto parente do personagem Nathan Drake do jogo Uncharted) e Joana D'Arc, uma guerreira francesa que mesmo apesar de sua pouca idade foi capaz de lutar com sucesso ao lado de outros soldados. Foi morta na fogueira aos 19 anos, acusada de heresia.


  • O Iluminismo

Esse sessão conta com 9 biografias e eu destaco a de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos e o único a ter um estado nomeado em sua homenagem.

  • O século XIX

Em 15 biorafias nos é apresentado os maiores líderes do século 19, eu gostei bastante da história do Jesse James, um fora da lei do Velho Oeste, talvez o maior deles. Foi morto com quatro tiro pelas costas pelo covarde Robert Ford, que anteriormente fazia parte do seu grupo (daí foi tirado o tema do filme "O assasinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford"). Dez anos depois, Robert Ford foi morto por Edward O'Kelley, que ganhou notoriedade como "o homem que matou o homem que matou Jesse James".


  • O mundo moderno

A última sessão do livro contém 25 biografias dos líderes do mundo moderno. Gostei muito da biografia de Osama Bin Laden, aprendi muita coisa sobre ele, eu não sabia que ele era herdeiro de uma fortuna tão grandiosa, que havia estudado engenharia civil, que escrevia poesias e que fez trabalhos de caridade. É uma pena que depois ele tomou um rumo muito obscuro para tentar alcançar seus objetivos. Outra biografia que gostei bastante foi a de Barack Obama, filho de um Queniano e de uma americana branca, estudou engenharia e depois se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América.

Então, esse livro me ensinou muita coisa e se você quer aprender um pouco mais sobre os maiores líderes do mundo, você deve comprá-lo. É sempre bom ter um livro de consultas por perto.

Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.