Antes que eu vá - Lauren Oliver



Resenha by Felipe Williams:

O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.
Pág. 205

Confesso que fiquei muito tocado como o livro Antes que eu vá, de Lauren Oliver (Intrínseca, 368 páginas, R$ 39,90).  Na verdade, o livro me deixou com um enorme vazio. 

Samantha Kingston é aquela típica garota popular americana. Mas a infância dela não foi fácil. No passado foi vítima de bullying e recebia apelidos muito maldosos dos seus colegas. Isso aconteceu até conhecer a garota mais popular do colégio – A Lindsay- e virarem grandes amigas, deixando de ser alvo de piadinhas.

... A questão é: Nós podemos fazer coisas desse tipo. Sabe por quê? Porque somos populares. E somos populares porque podemos sair ilesas de tudo. Então é um ciclo vicioso.
Pág. 17

As meninas usavam a sua popularidade para cometer várias atrocidades no colégio, como perturbar os professores, matar aula, humilhar os alunos que - na mente delas - eram fracassados. E é claro, nunca tinham uma devida punição em cima delas. Tudo isso se seguiu até o dia 12 de fevereiro. Sam sabia que o dia do cupido, na escola, era uma prova da superioridade das meninas, já que elas recebiam muitas rosas dos amigos e dos namorados.

Os fracassados não recebiam nada. E quem disse que elas estavam preocupadas com isso? As garotas eram cruéis e faziam de tudo para conseguirem o que queriam. Tudo corria bem nesse dia, até Sam morrer. Mas o inesperado acontece: ela acorda novamente no dia 12 de fevereiro. Todas as decisões que a Sam toma, modifica totalmente o cenário a sua volta.  Esse aspecto é bem parecido com o Filme “Efeito Borboleta”. A partir dos erros cometidos, é que ela trilha um caminho para tentar consertar o que fez.

O livro toca em um assunto que está muito comentado atualmente: bullying. No livro e na realidade, percebemos que bullying pode chegar a circunstâncias muito graves.

No avanço da leitura, você chora, ri e torce pela Samantha Kingston. A personagem sofre uma mudança interior muito grande e conquista o leitor. É um livro excelente para vermos que as ações que tomamos no dia a dia podem influenciar o nosso futuro.


Super recomendo a leitura!
Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

7 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, me deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  3. Ai, este livro está na minha lista dos mais desejados, com certeza! A Intrínseca, como sempre, trazendo ótimos livros!!!

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias. Sou minoria, eu sei, mas pra mim o livro tinha tudo pra ser ótimo mas... bem, não quero deixar spoilers mas só achei que a autora tinha uma ótima oportunidade de deixar uma boa mensagem e... *le sigh* Sem contar que, tirando Kent, achei todas as personagens insuportáveis .

    Bem, mas que bom que vc gostou.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro quero falar da capa, os olhos desta garota me deixam com o coração pqno (mesmo antes de ler a sinopse) e foram eles que me chamaram a atenção, a sinopse me fez ter palpitações e as resenhas me apertaram o coração (já li algumas negativas tbem)e eu não vejo a hora de poder ler é um dos +++++ desejados de minha lista, espero provar para ver logo, logo..

    ResponderExcluir
  6. Oi Nat,
    Participei de um encontro aqui em São Paulo sobre esse livro. Ainda não o li, mas depois de tudo o que o pessoal falou no encontro, percebi que esse é o tipo de livro que eu gosto! Acho importante trabalhar essas questões nas crianças e nos adolescentes, já que nessa fase da vida, a gente sempre acha que tem todo o tempo do mundo!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipeeee!
    Saudade de vc! Então, eu acabei de publicar minha resenha de Antes que eu vá, mas devo confessar que achei o fim previsivel demais. Mas mesmo assim vale a pena ler,a história é uma lição de vida.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!