Desastre - S. G. Browne



O Amor não é uma escolha, é um desastre.

O mundo é governado por sentimentos e valores. Eles são como anjos invisíveis. Estão nos olhando de perto para ter certeza do nosso Destino e Fado. E vamos descobrindo que Destino pode ser pior que o Fado, que detém nossa sina. Destino é invejosa e manipuladora. Mas é também uma das mais lindas imortais. Já o Fado está cansado do mesmo trabalho de sempre, seus mais de cinco bilhões de humanos estão fadados ao fracasso.

Fado gosta que o chamem de Fábio, assim coloca sua vestimenta humana e caminha com os mortais. Depois de 250.000 anos desde sua criação, sua existência passou a ser rotineira e monótona. Seus humanos não aprenderam nada durante os séculos que já se passaram.

Bem, o problema de Fado é que ele é pessimista. Mas, sua vida está prestes a mudar de uma maneira que ele jamais pensaria. O nome dela é Sara. Ele não consegue ler sua sina, sinal que ela está na trilha de Destino.

Manter relações com humanos não é proibido, desde que seja contato casual ou um sexo esporádico. Mas algo em Sara o atrai que nem abelha ao mel. Inspirado pelo amor a Sara, Fábio resolve ajudar seus humanos, fazendo-os encontrarem a felicidade e caminharem na trilha de Destino.

Todo ser humano tem uma escolha.
Eles podem escolher felicidade ou podem escolher o sofrimento. Eles podem escolher o perdão ou podem escolher a raiva.
Não há absolutos. Cada situação requer uma escolha. E cada humano escolhe como ele ou ela quer reagir. Mas, inúmeras vezes, os humanos escolher sofrer. Inúmeras vezes, escolhem não perdoar. Inúmeras vezes, escolhem a raiva.
Sei que Jerry me pediu para deixar de interferir, mas eu atravessei uma porta que se fechou e foi trancada atrás de mim. Não posso ignorar mais meus humanos desafiados pelas escolhas.
pg. 166


Mas, um a um, inesperadamente, seus humanos começam a morrer. Não tem como Jerry não ficar sabendo. Ah, Jerry é o Todo Poderoso. Esperando pela misericórdia divina, Fábio fica chocado ao descobrir que além de perder a imortalidade, toda a memória de Sara será apagada. Ela nunca lembrará que o conheceu e que se apaixonou por ele.

Desastre, de S. G. Browne (Leya, 272 páginas, R$ 34,90) foi uma gostosa surpresa. Nunca li nada igual. Fiquei totalmente paralisada pela história. Ela nos envolve, nos surpreende e cativa. A narrativa é animada e ficamos torcendo a todo o momento por Fábio e Sara, desejando que o amor prevaleça e que os humanos sejam capazes de melhorar sua sina. Desastre é uma obra satírica sobre o poder que cada um tem em suas mãos, o poder de comandar o destino e o quanto cada escolha pode determinar nossa sina.

Recomendo.

p.s: O livro está em promoção no Submarino. O site disponibiliza também a leitura do primeiro capítulo.

p.p.s: Não sei o que anda acontecendo comigo, chorei no fim. Só posso colocar a culpa em: ultimamente só ando lendo ótimas histórias!

Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

14 comentários

  1. Uia... outro livro de chorar?!
    kkkkkkk
    Apesar de parecer ótimo e do personagem masculino se chamar Fabio (nome do meu marido) a minha lista de livros a ler está ENORME... quem sabe em 2012?

    ResponderExcluir
  2. Natália menina, adorei a resenha e vai entrar pra minha lista de desejados!
    Acho que a capa me deu a impressão de ser um livro de terror, mais lendo seu post essa impressão desapareceu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a editora Leya está bombando de lançamentos interessantes!
    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty!
    Eui já estava namorando esse livro. Mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Já ensaiei comprar esse livro umas quatro vezes! Adorei a resenha! Com certeza será uma de minhas próximas compras, sem contar que adoro essa capa!

    Bjo =*
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas só de ler essa resenha... nossa. Achei a temática interessantíssima. Gostaria muito de ler.

    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Desde quando chorar é ótimo???
    Naty, definitivamente (apesar de sua resenha convencer qualquer um do contrário)esse livro não é minha praia...
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Ahhh adorei a resenha, temática totalmente diferente!!
    Quero muito ler ^^
    beijos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  9. Uau, parece ser ótimo!
    Quero ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Vi esse livro na promoção e fiquei na dúvida. Tinha gostado na sinopse, mas não chegou a me convencer...rs

    Agora pirei! Devia ter comprado!
    Suas resenhas são sempre tocantes, você sabe como nos envolver com sua escrita, com certeza!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei ja um bom tempo, mas ele ficou num cantinho esquecido =) acho que vou pegar e deixar aqui do lado para proxima leitura, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Estava doida para ler este livro, mas não tinha lido resenhas... ainda bem q o livro é bom =)
    Já vou colocar na minha lisitinha =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  13. OOOIII MUITO BOM O LIVRO NÉ!!!???? TB LI E TB CHOREI NO FINAL É IMPRESSIONANTE......RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  14. Oi, tô lendo nossa será que também vou chorar no final?AI AI
    Estou gostando apesar de achar ele -fado-contraditório, critica os humanos pelo consumismo,a busca por grana, beleza, mas os imortais na maioria tem lindos corpos e belos apês.-soa meio hipocrita- Só não gostei dele-autor- usar muito personagens reais americanos, uns mundialmente famosos que não necessitam apresentação, outros nem tanto, o bom nisso é que me fez ir pesquisa-los para entender melhor o contexto, mas acho que ele poderia ser menos bairrista neste ponto, apesar que a maioria dos seres imortais morem nos EUA, ele poderia ser menos americanizado, não falo por preconceito não, mas o personagem lida com o mundo todo, então porque ficar citando mais pessoa de lá, ou enevtos de lá ?! entende?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!