As suas lembranças são minhas - Cecelia Ahern




Sinto mãos velhas e enrugadas apertando as minhas, e sua intensidade e familiaridade me forçam a abrir os olhos. A luz penetra e vislumbro seu rosto, um olhar que não quero ver novamente. Ele se agarra ao seu bebê. Sei que perdi o meu. Não posso deixá-lo perder o dele. Ao tomar minha decisão, já começo a sofrer. Aterrissei agora, a aterrissagem da minha vida. Meu coração ainda bate.
Mesmo partido, ele ainda funciona.
pg. 9

Joyce acaba de perder seu bebê. Depois de anos tentando engravidar, depois da alegria da descoberta... a dor da perda. E quando uma tragédia acontece, geralmente nunca é um ato isolado, com ela vem um tsunami de infortúnios.

Sem filho, sem marido, sem emprego, sem casa, sem mãe... Resta a Joyce chorar, chorar pelo que nunca teve, pelo que poderia ter tido... Chorar pela morte da mãe, anos antes, que não estava ao seu lado, agora, quando mais precisava... Chorar pelo pai, que esquecia as memórias, mas que estava sempre presente para ela.

Passando pelo limbo da morte, Joyce recebe uma transfusão de sangue. E é quando toda a sua vida muda, literalmente, num piscar de olhos.

Justin é americano, atualmente mora em Londres. Depois do divórcio se mudou para a mesma cidade da ex, para ficar perto da filha. Professor conceituado, é convidado a dar uma série de palestras numa universidade em Dublin.

Inteligente, cético, morre de medo de agulhas. Não gosta de doar sangue. Acredita que ao doar a pessoa que recebeu seu sangue tem o dever moral de lhe agradecer eternamente por ter lhe salvado a vida. Pequenos agrados como uma cesta de muffins, lavagens de roupas, ingressos para a ópera, e tudo mais que ele desejar.

Instigado pela filha e pela bela médica, participa de um programa de doação e descobre que foi a coisa mais verdadeiramente espontânea que fez em muito tempo. Sentiu alívio, prazer, felicidade.

Joyce está cansada, precisa enfrentar um lar vazio e à venda... enfrentar o vazio do resto de sua vida. Mas a nova Joyce quer cortar os cabelos. Isso mesmo, cortar os cabelos!

Justin precisa cortar a franja e... hum, um salão à vista. É lá que ele cortará os cabelos.

Joyce e Justin, um olhar, um arrepio. Sensações de déjà vu e déjà senti se apoderam deles. De onde se conhecem? Melhor, de onde se reconhecem?

Com início dramático, As suas lembranças são minhas, de Cecelia Ahern (Rocco, 352 páginas, R$ 48,50), é um livro arrepiante. Comovente ao extremo, como costumam ser as histórias de Ahern, é uma história para ler e sentir. Chorei quando Joyce perdeu o bebê, quando retornou para um lar vazio, com seu desespero ao imaginar o pai morto.

E seu pai, então? Mesmo nunca ter andado de avião, por medo, quando Joyce tem uma súbita vontade de ir à Londres, ele se benze e a acompanha. Quando é barrado por guardas armados, que o consideram um velhinho altamente suspeito, seu discurso de apelo fez os funcionários, do aeroporto, chorarem e eu também!

Minha Joyce tem andado por uma estrada esburacada. Ela perdeu seu bebezinho semanas atrás, veja só. Tentou durante anos ter um bebê com um rapaz que joga tênis com um shortinho branco e as coisas finalmente pareciam estar ótimas, mas ela teve um acidente, caiu, veja você, e perdeu o pequenino. Perdeu um pouco dela também, para ser honesto com o senhor. Perdeu o marido, também na semana passada, mas não tenha pena dela por isso. Ela perdeu algo, isso é certo, mas veja, ela ganhou alguma coisa que nunca teve antes. Não sei dizer exatamente o que é, mas seja o que for, não acho que seja algo tão ruim. No geral as coisas não estão dando certo para ela e, é claro, que tipo de pai eu seria deixando-a ir nesse estado? Ela está sem emprego, sem bebê, sem marido, sem mãe e em breve sem casa, e se ela quer ir à Londres descansar, mesmo que na última hora, com toda certeza tem o direito de ir sem que ninguém a impeça de fazer o que quer.
Aqui está, fique com a minha bendita boina. Minha Joyce quer ir para Londres e os senhores devem deixá-la. Ela é uma boa menina, nunca fez nada de errado em toda sua vida. Não tem nada nesse momento além de mim e essa viagem, pelo que posso perceber. Aqui está, fique com ela. Se tiver que ir sem minha boina, sem meus sapatos, sem meu cinto e meu casaco, muito bem, não tem problema, mas minha Joyce não vai para Londres sem mim.
pg. 162

As suas lembranças são minhas não é um livro triste, como P.S. Eu te amo, mas um livro sobre esperanças e sonhos. Um romance de conto de fadas, onde acreditar na magia do impossível é a base para a felicidade. E como Justin/Joyce recomendam: Pefer et obdura; dolor hic tibi proderit lim (Seja paciente e forte; um dia essa dor lhe será útil).

O final é digno de todo belo romance e... melhor parar por aqui, antes que eu conte a melhor parte da história, rs.

Ahern costuma dizer que todo dia é mágico, o que me fez lembrar da música Beautiful, que diz num trecho: Todos os dias são tão maravilhosos, e de repente, fica difícil respirar. De vez em quando, eu me sinto insegura. Com toda a dor, eu me sinto envergonhada... palavras não podem me abalar.

A vida é mágica. Mas ninguém nunca disse que viver seria fácil.

Recomendo!!!!!

P.S.: Espero que vire filme.
P.P.S.: Prefiro o nome original do livro: Thanks for the memories.


Photobucket
PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

19 comentários

  1. Adorei a resenha *-* Esse livro parece ser incrível!!! E pelo que você descreveu, realmente o título original se encaixa melhor =) Já vai para a minha listinha ^^ hehehe

    Beijos,

    Nanie
    http://naniedias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Naty, deu até uma dor no peito, vc conseguiu me deixar louca por mais um livro, vc é muito má!!!
    Agora vou pirar enquanto não tiver esse livro!
    Linda resenha, tocante, adorei as palavras do pai, de cortar coração!
    repetindo: Naty vc é muito má!
    nem vou mandar beijo, kkk

    ResponderExcluir
  3. ADOREI *-*
    espero que vire filme também :DD
    ain, comichão pra ler
    que meigo o pai dela (L)

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa resenha!
    O livro é realmente uma graça mas, como eu havia comentado no Twitter- achei o final um pouco apressado demais. De qualquer forma, acho que vale mto a pena ler.
    Bjos!
    Thaís Gisele

    O que eu achei: http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/2010/07/thanks-for-memories-de-cecelia-ahern.html

    ResponderExcluir
  5. Tenho medo até hoje de assistir P.S. Eu te amo =S
    sei que vou chorar como um bebê, mas As suas lembranças são minhas me "deu" alguma coisa, não sei o que, só sei que tenho que ler esse livro =D
    Beijos
    http://cksbooks.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quase chorei com o discurso do pai dela...
    Me comovi com a história e com a trama.
    EuQuero!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  7. Naty, isso é livro de chorar...
    Não sei se dou conta de ler algo assim...

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li esse livro, mas quero ler tudo que seja dela, pq dizem que todos são lindos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Gostei muito da sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro agora =D
    Adoro romances nesse estilo e, realmente, o título em inglês é bem melhor!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Puxa!
    É o tipo de livro que eu amo! *-*
    Vai já para a lista!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Naty!!!
    Eu quero, quase choro só com sua resenha, imagine com o livro.


    Amiga, ainda estou esperando teu endereço pra mandar o filme " O segredo de uma promessa"

    ResponderExcluir
  12. Confesso que antes eu nem sabia muito do que esse livro falava e tinha uma vontadezinha de ler, só por ser da Cecelia... Mas agora estou MORRENDO de vontade de ler! Natália, essa resenha me deixou LOUCA!

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    meu ultimo livro de 2010 foi de Cecelia, Where Rainbowns end, e foi o top 5 da minha vida!
    Sei que tem traduzido, mas gostei de ler em inglês.
    Ela é genial, este esta na lista, exceleten resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Naty!
    Estou com o livro na estante. Agora deu vontade de ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, eu conheço esse livro, mas nunca tinha me chamado atenção... Não que a história não pareça ser boa, mas simplesmente nunca "pensei" em dar chance. Mas, depois de ler o discurso do pai de Joyce, eu quero esse livro *-*.
    P.S.: prefiro a capa original e o título original ;)
    Bjs ;*
    Isa.
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  16. Ah... É o tipo de livro que eu amo.
    Nossa! Quero mais que tudo agora. *-*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha...
    O livro parece ser muito bom...

    Já coloquei na minha lista.. ;)

    =***

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente adorei!!
    qro mto ler esse livro!!
    Tô lendo outro livro da Ahern, Onde Terminam os Arco-Íris.. conhece?..
    Em breve resenha dele no Sweets!! ^^

    @Fal_Ventura
    http://sweetsromances.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!