Clarice e A descoberta do mundo



‘A descoberta do mundo’, livro lançado em 1984, reunindo as crônicas escritas por Clarice para o Jornal do Brasil, entre 1967 e 1973, vai virar longa metragem. Vida e obra da irrequieta escritora serão revisitadas no filme, que tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2011.

O segundo dia da Feira Literária Internacional de Pernambuco (FLIPORTO) foi dedicado à Clarice. Palestras com biógrafos da escritora, lançamento do livro de crônicas “Clarice na cabeceira”, material selecionado e comentado por Teresa Montero, com Bianca Ramoneda e Joaquim Ferreira dos Santos, foram alguns dos acontecimentos do sábado.

Os participantes da última mesa do dia, ‘Clarice e A descoberta do mundo’, tiveram uma grata surpresa, a prima de Clarice, Vera Lispector estava na plateia. Vera brincou com Clarice durante a infância em Pernambuco, e é filha da tia da escritora, figura estimada e sempre presente na obra da autora.

A noite seguiu em uma atmosfera poética e apaixonada. Alguns participantes do filme, como a atriz, jornalista e professora pernambucana, Stella Maris Saldanha, relembraram o primeiro encontro com a narrativa de Lispector. “Lembro-me que aos 17 anos fui presenteada por uma amiga com um livro da escritora e fiquei encantada. Sou fã declarada de Clarice”, disse Stella.

Outro ponto alto e emocionante da mesa ocorreu quando a atriz, Cássia Kiss, interpretou um trecho da carta que Clarice escreveu para o amigo pernambucano, Augusto Ferraz. Cássia leu a carta com uma profundidade surpreendente e mudou a voz para assemelhar-se à fala característica de Lispector.

De acordo com Cássia, para ler Clarice ela às vezes precisa voltar 10, 12, 15 páginas na tentativa de entender o universo Clariceano. “É preciso mergulhar em seus livros para tentar compreendê-la”, falou a atriz, que se emocionou com o convite para interpretar Clarice na telona. O lançamento do documentário ficcional está previsto para o segundo semestre de 2011.

--

Texto: Marcela Balbino
Foto: Marcela Balbino

 Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

8 comentários

  1. Nossa, quero ver esse filme!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O mundo clariceano é realmente encantador. Cássia Kiss é uma super atriz, fará um excelente trabalho. E felizes ficamos nós com essa chuva de Clarice por todos os lados, amo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ai que emoção ! Queria estar lá para ver e sentir Cássia Kiss interpretando Clarice rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Poxa, apoiado. Com certeza assistirei.

    Creio que Cássia Kiss fará jus à diva Lispector.

    ResponderExcluir
  5. Mal posso esperar...
    Curioso, estava lendo agora mesmo sobre Clarice, na revista Lola (minha mais nova mania, junto à Elle e Vogue). Li uma entrevista com Beth Goulart, onde a atriz conta sobre sua peça "Simplesmente eu, Clarice Lispector". Incrivel como as duas se parecem fisionomicamente!
    Adoro o seu blog!!

    PS: Se você é louca por livros, eu sou por revistas e filmes! Livros também são bem vindos, mas nada como um café da tarde em companhia de uma revista feminina!

    Beijos e até mais!
    www.babijim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, meu deus!
    Já estou ansiosa esperando o documentário!
    Adoro Clarice - não doente como algumas pessoas, mas ADORO! E queria ter visto a Cássia interpretando :~

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!