Bilionários por acaso: a criação do facebook - Ben Mezrich



Você não faz 500 milhões de amigos sem conquistar alguns inimigos*


Eduardo Saverin (esq.), brasileiro, nerd, estudava economia em Harvard. Nessa mesma universidade estudava Mark Zuckerberg (dir.), americano, nerd, estudante de ciências da computação. Com uma forcinha do destino, viraram amigos. Melhores amigos.

Savarin, ficou conhecido pelos estudantes em Harvard por ter ganhado 300 mil dólares com o fundo de Hedge. Era um investidor nato. Já Zuckerberg, vivia por e pelos computadores. Programação era sua paixão.

Depois de uma bebedeira Zuckerberg criou um site, com conteúdo (fotos, dados) hackeado de outras universidades. Site esse que quase o levou a ser expulso de Harvard. Mas que lhe serviu como um portal para outras possibilidades.

Alguns alunos souberam desse talentoso programador e o convidaram para programar um site de encontros, onde os universitários pudessem se conhecer melhor. Mas Zuckerberg visualizou uma outra ideia: e se ele aproveitasse o programa que ele já tinha e convertesse para uma rede social, onde estudantes de Harvard pudessem colocar afinidades entre si? Não seria um site de encontros, mas também não deixaria de ser um site de relacionamentos.

Para o site funcionar perfeitamente bem precisaria ter um bom servidor, e aí que Saverin entrou em ação. Comprou servidores. Em menos de uma semana o Facebook entrou no ar. Em um mês mais da metade dos estudantes da universidade tinha se registrado no site.

Com a expansão para outras universidades logo ficou provado que eles precisariam de estagiários e de anunciantes. Saverin continuou investindo no Facebook ao mesmo tempo em que corria atrás de anunciantes.

Tudo girava em torno dele - o Facebook. A empresa. A revolução. Isso era tudo que importava a Mark agora. Ele sabia que estava à frente de algo gigantesco. Essa produção de Mark Zuckerberg mudaria o mundo. Como o Napster, só que maior. Tudo no Facebook girava em torno da liberdade de informação. Uma rede social verdadeiramente digital. Colocando o mundo real na internet.
Eduardo teria que entender. Mas e se não entendesse?
p. 188

O Facebook era a vida de Zuckerberg, que largou a faculdade para continuar a fazer melhorias no site. Saverin condenou e se formou. À medida que o tempo ia passando e o site crescendo, logo ficou visível para Saverin que talvez ele não conhecesse de fato Zuckerberg, e que talvez a amizade não fosse tão sólida quanto ele pensava.

Bilionários por acaso: a criação do facebook, de Ben Mezrich (Intrínseca, 232 páginas, R$ 29,90 ) é uma leitura super agradável. Zuckerberg criou algo que deu muito certo. Acumulou inimigos por isso, afinal qualquer coisa que envolva dinheiro, provavelmente envolverá discussão. Mas, ele criou o Facebook com o que sabia fazer de melhor. Ele vivia para transformar seu sonho numa realização de sucesso.

Relatando todos os bastidores por detrás da criação do Facebook, Mezrich nos mostra o que o capitalismo é capaz de fazer. Ele contou uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. A narrativa parece tão real quanto um filme. Na verdade, o livro originou o filme A rede social, que estréia no Brasil, início de dezembro.

Mal posso esperar para ver o filme!


* Frase de chamada do filme A rede social.

Photobucket


PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

20 comentários

  1. Queria conhecer esse cara, queria saber mais como usar o Facebook, kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Mal posso esperar para ver o filme também, este livro esta na minha lista!

    bjokas

    (e
    -: )
    (e

    ResponderExcluir
  3. Naty, adorei a resenha !
    Fiquei curiosa. Vc não deu mais detalhes do brasileiro rsrsr
    Afff agora quero ler o livro. Eu não tenho salvação mesmo !!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi um documentário esses dias, e mostra que o cara é um grande fdp que usou os amigos e depois que se deu tempo, virou as costas para as velhas amizades e por isso tem uma porrada de processos nas costas, inclusive de um brasileiro que emprestou dinheiro para o inicio do projeto e era para eles serem sócios, mas levou uma banana depois...kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana seu blog!!! Adorei e ja to seguindo
    bjs
    http://coisinhasqueamamos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Legal, mas eu queria mesmo era ser casada com a conta bancária dos criadores do google...

    ResponderExcluir
  7. De primeira, eu não me interessei muito pelo livro... mas depois de ler algumas resenhas, agora já estou curiosa pela história =)

    ResponderExcluir
  8. Nossa parece ser bem interessante, dispertou minha curiosidade.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro bem legal mesmo, acho que vou colocar na minha lista de leitura. Um boa resenha também ajuda bastante a estimular, né? Então, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty!!!!
    Se eu ler o livro será que aprendi finalmente a mexer no Facebook???
    Porque sou uma negação.
    Kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uau, fiquei super curiosa! Parece ser um livro cheio de informações legais sobre um mundo com o qual eu não sou muito familiarizada...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu não me interessava muito pelo livro não, mas todo mundo que ja leu fala muito bem dele, vou coloca na minha lista, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Parece um livro bem interessante, só não sei se leria. Mas, mesmo assim, é uma tremenda história... quem cria essas redes sociais de sucesso fica muito rico! E o que há por trás disso é o que intriga...
    Quero ver o filme tb!

    bjuss

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Também quero ver o filme, porque parece muito interessante.
    E preciso aprender a mexer no Facebook, porque sou a negação em forma de gente. ^^

    Adorei a sua resenha! =D
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  15. to mt curiosa pra lerr
    adorei o post
    bjokas

    ResponderExcluir
  16. AIMEUDEUUUS
    quero MUITO ler esse livro! sou viciada nas histórias de criação de grandes empresas [tipo apple, microsoft...]. Pois é, doida, eu sei :P

    FATO que verei o filme. FATO \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  17. Meninas: O livro não explica o funcionamento do facebook, e sim como se deu a criação dele.

    É muito bom. Agora quero ver o filme :):)

    Sol, sou obrigada a concordar com vc, rsrs.

    ResponderExcluir
  18. Ben Mezerich consegue de maneira genial abordar nesse livro as questões presentes na criação do site, sem se prender aos detalhes técnicos. Confesso que fiquei com um pouco de receio antes de ler por não ter nenhum contato com a ferramenta facebook, mas como bem foi dito, é uma história de vida e não de um site simplesmente.

    ótimo livro, recomendo.

    ResponderExcluir
  19. Só falta agora ler o livro...
    Pq o FILME é PERFEITO!!!
    Estou literalmente fascinada pela história...
    E Ben Mezrich parece ser um excelente escritor...

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!