O segredo do décimo terceiro apóstolo - Michel Benoît

Creio em Deus Pai, todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único
Filho nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
donde há de vir julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Credo



Se você é católico como eu, certamente conhece o Credo. 'Sabemos' que Jesus ressuscitou. Mas e se tudo em que cremos, durante toda nossa vida, fosse mentira? E se Jesus foi apenas um iluminado que guiou uma multidão, humano como todos nós, um ser sem divindade? E se Jesus, não ressuscitou?

Padre Andrei estava incomodado com as descobertas que andara fazendo. Foi até o Vaticano para comprovar de vez sua tese. Uma vez comprovada, retornou e foi assassinado.

Padre Nil, amigo de Andrei, foi reconhecer o corpo. E escondido sob a palma de sua mão havia um bilhete codificado. O braço estava estendido aos céus, como se tivesse algo importante a revelar. Chocado e petrificado ao ver o amigo, Nil prometeu fazer de tudo para descobrir porque o mataram. E assim começa essa fascinante estória ficcional*.

Primeiro Padre Nil, precisava deixar a mente aberta e se livrar de alguns dogmas para que a pesquisa fluísse. Segundo: não poderia confiar em ninguém! Suas pesquisas o levou a descobrir um 13º apóstolo, o apóstolo bem amado de Jesus, que foi apagado da história. E aí reside o mistério: Quem era ele e o que ele fez para ser deletado?

Numa narrativa com flashs que remete ao passado, passando pela Judéia, no dia da morte de Cristo, pela Arábia com Maomé e o início do que seria o islamismo, vamos junto com Nil, montando passo a passo peças desse emaranhado quebra cabeça, até chegar ao Vaticano como conhecemos hoje, ou ao menos pensamos conhecer.

Envolvido por segredos e mistérios, os ‘novos’ Apóstolos e a Igreja Católica, cada qual com seu motivo, não podem deixar que Nil espalhe a descoberta. O mundo não está preparado para a verdade. Seria o fim de uma era. O caos se instalaria e seria o fim da Igreja.

O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo, de Michel Benoît (Bertrand Brasil, 378 páginas, R$ 44,00) é um thriller intenso e bem fundamentado. Com algumas cenas satíricas e, por vezes, chocantes, Benoît consegue prender nossa atenção a tal ponto, que nos sentimos incitados a avançar página a página, rapidamente, na ânsia desvendar a trama.

Seu estilo é similar à literatura de Dan Brown, porém sua tese muito mais coerente. E, em segundo plano, é deixado para discussão assuntos altamente relevantes, tais quais: celibato, flagelo e homossexualismo na Igreja Católica.

Calfo rodou mais uma vez o flagelo, que bateu com força nas suas omoplatas. A disciplina metálica, que ele só prescrevia para a Sociedade em raras ocasiões, era feita com cordões trançados, entremeados de pequenas esferas de alumínio. Normalmente, o sangue começava a gotejar por volta do versículo 17 do salmo Miserere – que, de alguma forma, servia de ampulheta para essa penitência. No vigésimo primeiro e último versículo, era de bom tom que algumas gotas vermelhas respingassem na parede atrás do flagelante.


Há outro tipo de penitência com o tempo De Profundis. Um Salmo de Penitência, como o Miserere, que não possui mais de que oito versículos e dura três vezes menos.

Sônia cobriu os seios com o cabelo e contemplou o homenzinho que se vestia. A voz melosa a intimava a fazer coisas que lhe provocavam profunda repulsa, por vir de um bispo.


Segundo o monsenhor, a prostituta é apenas uma sacerdotisa experiente no culto de Eros! Para subir a Escada do Paraíso, é preciso manter uma tensão dialética entre os dois ascendentes, o carnal e o espiritual.


Recomendo!
Preciso dizer que nossa capa é mais bonita e instigadora que a original!!!!

Publicado na França em 2006, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo figurou nas principais listas francesas de bestsellers. Vendeu mais de 50 mil exemplares, foi lançado em 16 países e recebeu o Prêmio dos Leitores (2008) da livraria francesa Hachette.  





Resumo:

Aqueles que tentaram desvendar o enigma... acabaram silenciados para sempre.

Assassinado no trem Roma-Paris, padre Andrei estava prestes a descobrir um segredo que poderia abalar o Ocidente e que a Igreja se empenhava em esconder desde a sua fundação. Antes de morrer, ele confiou o segredo ao seu amigo, padre Nil. Prosseguindo a busca, Nil segue a trilha de uma epístola e de um companheiro de Jesus, ocultos ao longo dos séculos. Roma vai fazer de tudo para impedi-lo, assim como Jerusalém e Meca, pois é a ordem do mundo que está em jogo.

Assassinatos, mentiras, manipulações... dos bastidores do Vaticano às grutas de Qumran, dos mistérios essênios aos templários, um fascinante thriller religioso que segue a linha de O Nome da Rosa. Michel Benoît, grande estudioso das origens do cristianismo, nos leva a uma releitura emocionante dos fundamentos da nossa civilização.

Sobre o autor:

Ex-monge beneditino, Michel Benoît é escritor, ensaísta, historiador, teólogo e doutor em biologia. Entrou para o mosteiro em 9 de outubro de 1962 e, como padre, passou cinco anos no Vaticano.

*Ao iniciar uma pesquisa sobre a vida e a personalidade de Cristo, recebeu a desaprovação da Igreja e, por esse motivo, em 1984, decidiu largar a batina. Segundo suas próprias palavras: “A Igreja me ensinou o Cristo. Tive de abandoná-la para descobrir o profeta de Nazaré.”

Autor de vários livros, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo é o seu único romance, amplamente alimentado pela experiência vivida na Santa Sé.

Fonte: Bertrand Brasil.

Photobucket

PhotobucketRSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

11 comentários

  1. Nat;
    Parece um pouco com o filme - O CORPO - fiquei interessada... Indo atrás deste livro =)

    ResponderExcluir
  2. αηδψϊηћα ஐβϊττψஐ, lembra O Corpo sim, até dei um tweet sobre isso semana passada.

    O livro é bom, pode ler sem medo :)

    ResponderExcluir
  3. Puxa...gosto muito do tema...pela sinopse é muito similar mesmo ao Código da Vinci... vindo de um ex-monge que viveu 22 anos e conheceu todos os *dogmas da igreja católica com certeza me deixou muito interessada.

    *http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica

    ResponderExcluir
  4. Naty, quero muito ler !
    A resenha me deixou mega curiosa .

    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  5. Aiii, livros de mistério envolvendo Jesus sempre me lembram Código, mas sempre me deixam cheia de curiosidade pra ler *.*

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Oi Naty! Adoro livros assim polêmicos! E eu sou uma das que acham que Jesus foi uma pessoa normal... com pensamentos luminosos, mas normal.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty!
    Já tava de olho nesse livro, só estava esperando uma resenha para decidir. Pois é...o livro é a minha cara! Adorei a resenha, e o livro vai para minha lista.
    Eu não resisto a uma polêmica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Uau, que chocante! Tô com "O Último Papa" aqui pra ler, e minha cota de livros conspiração-contra-a-igreja pra esse ano vão se esgotar depois dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Uau!
    Que tudo!!!
    Fiquei super curiosa agora e querendo muito ler este livro!

    E achei nossa realmente mais bonita!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Tem um que de O Codigo da VInci ne?
    Adoro esse tipo de trama

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!