twitter
RSS

O albatroz azul - João Ubaldo Ribeiro

>> quarta-feira, 30 de dezembro de 2009




Antes de começar a falar sobre o livro, vocês precisam saber um pouco sobre a literatura de João Ubaldo Ribeiro. Ele nasceu nessa terrinha que moro e tenho o prazer de chamar de lar: Bahia. É jornalista, escritor, romancista. Uma de sua principal característica é começar a escrever a história pela metade da trama, como se a mesma já tivesse acontecido, um pouco confuso né?? Ele gosta de ironizar, e por muitas vezes vemos em sua obra passagens engraçadas.

Confesso que o livro O albatroz azul tem uma escrita um pouco rebuscada, algo com o qual nós nos desacostumamos a ler com os tidos "autores da moda". A leitura é um pouco difícil e também demorada, e só no fim do livro descobrimos o porque do título O albatroz azul.

Mas esse livro de João Ubaldo Ribeiro, nos faz pensar em algo importante, e que nos mete medo: a morte. Tertuliano Jaburu é velho e pressente a chegada da morte. Ele sabe disso e encara com uma coragem estupenda.

E o albatroz azul, um passáro que não existe, surge tal qual um anjo, para abrir as portas do paraíso para ele.

Resumo:

O albatroz azul é a história de um homem muito velho que, apesar de detentor da sabedoria trazida por todos os seus anos de existência, ainda busca apreender algum sentido na vida, ainda se defronta com os mesmos enigmas silenciosos cuja decifração sempre nos escapou. Tertuliano, o protagonista, sabe que sua morte está próxima e a encara com a mesma serenidade com que vê qualquer outro acontecimento natural. Chega mesmo a ansiar por ela, como um momento de justiça, recompensa pelos males sofridos e, de certa forma, renascimento. O que lhe acontece é revelado no final, mas talvez nem mesmo essa revelação dissipe os mistérios e talvez seja isto que o final queira dizer: nem a vida nem a morte têm explicação ou, se têm, jamais estará a nosso alcance conhecê-la.

Site do livro, recomendo: O albatroz azul.
Foto de um albatroz: Google.

P.S: O autor está concorrendo na categoria Literatura do prêmio Quem, para votar é só clicar AQUI.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL