Desafio literário 2010

Eu adorei a idéia do desafio literário, ler 12 livros em 12 meses, mas com temas específicos em cada um. E como tem uns 50 blogs participantes, pensei: que ótimo! A diversidade de autores é gigante, será legal acompanharmos os blogs, e conhecermos as facetas de cada autor, e alguns livros que por ventura não tenhamos lido.


Eu escolhi livros nos quais eu terei prazer em ler e procurei escolher livros que não estivessem nas outras listas, justamente para cultuar à variedade de livros que temos. Resolvi seguir uma linha hot/romântica/sensual, gosto do diferencial, e sensualidade é típica de nós brasileiros, fugi o tema apenas no mês de novembro, pois escolhi um escritor português que possui estilo similar ao do Dan Brown, que adoro.

Vivi, parabéns pela idéia e iniciativa. Muito sucesso para todas nós.


Janeiro - romance de banca.


Rosas & Almas – Kelley St. John
Em seus sonhos, ele a amou... mas jamais a conheceu na vida real. Agora, ele precisa encontrá-la antes de um assassino que a persegue.

Quando um espírito implora que Gage Vicknair salve uma estranha chamada Makayla, ele nem sequer imagina que ela seja a mesma mulher sensual que o encanta tão vividamente em suas fantasias noturnas. No entanto, Makayla é bastante real... e sua vida, um pesadelo.
Um assassino está determinado a matá-la. E somente Gage será capaz de proteger Makayla. Afinal, para poderem viver as noites de amor com que sempre sonharam, ambos devem continuar vivos...


Reserva: Sede de prazer – Kimberly Raye (ver no skoob)


Fevereiro – contos de fada.



Sedução profana – Laurell K. Hamilton
Um universo mágico, com toques de folclore, erotismo e aventura, dá o tom de Sedução profana de Laurell K. Hamilton. Ambientada em um mundo onde seres humanos, fadas, duendes e outras criaturas encantadas convivem em relativa harmonia, a trama é narrada por Meredith Gentry, que trabalha como investigadora em uma agência de detetives especializada em casos sobrenaturais ou que envolvam algum tipo de feitiço. Mas a jovem guarda um segredo: sua verdadeira identidade é Meredith NicEssus, uma princesa ameaçada de morte que se escondeu em Los Angeles.

Mesmo sendo uma encantada – criatura com poderes mágicos e características diferentes dos humanos, como pele e olhos brilhantes – Meredith é mortal. Parte fada da luz, parte fada da escuridão, ela foi criada entre pessoas comuns dos 6 aos 16 anos. Seu pai, o Príncipe Essus, a tirou da corte depois que ela quase morreu afogada pela tia, a Rainha do Ar e da Escuridão. Ao voltar para sua terra natal, uma década depois, a princesa percebeu que sua vida ainda corria perigo. Apesar de ter sangue nobre, Meredith não era respeitada como tal na Corte Profana e acabou vítima de uma série de atentados. Com medo de morrer durante alguma luta, ela preferiu fugir, ainda que isso significasse despertar a fúria de sua poderosa tia.
Depois de três anos escondida em Los Angeles, Meredith parece estar com a vida estabilizada. Além de um emprego, ela tem amigos em quem pode confiar e um namorado. Sua mágica, incapaz de protegê-la dos ataques de outros encantados, é perfeita para deixá-la com aspecto humano. Mas um caso aceito pela agência de detetives faz com que ela seja obrigada a deixar o disfarce de lado e encarar uma nova realidade: retornar à Corte Profana e descobrir por que a tia exige sua presença.

Reserva: Contos de fadas eróticos – Nancy Madore (ver no skoob)


Março – clássico da Literatura universal.



O amante de lady Chatterley - D.H. Lawrence
Pelo papel que conferiu à paixão amorosa, às vezes em meticulosas descrições do amor físico, o britânico D. H. Lawrence causou polêmica em sua época, porém mais tarde passou a ser visto como um dos maiores renovadores da prosa de ficção no século XX. Em 1928, radicado em Florença, Lawrence publicou seu mais célebre romance, O Amante de Lady Chatterley, que conheceu sucessivas proibições e cujo texto integral só veio a público em 1959, em Nova York. A obra recria as relações entre uma aristocrática inglesa, seu marido (paralítico em conseqüência da guerra) e seu guarda florestal: ao mesmo tempo em que defende a liberdade sexual, ataca frontalmente as convenções sociais. O romance desenvolve o tema do conflito entre a imperiosa exigência do sexo e a serenidade do amor.


Reserva: Lolita - Vladimir Nabokov (ver no skoob)


Abril – escritor(a)Latino-Americano.



O segredo da bastarda – Cristina Norton
Na ilha da Madeira, na segunda metade do século XIX, Eugénia Maria se desespera com o estado de saúde da sua filha Isabel. Aos quinze anos e vítima de tuberculose, a menina parece cada dia mais fraca e desacreditada pelos médicos. Para animá-la, a mãe resolve contar-lhe o segredo da própria paternidade, sobre o qual Isabel nunca deixara de fazer perguntas. Mas a história começa, naturalmente, muito antes, em 1775, quando nasceu a avó da garota, que foi aia da princesa Carlota Joaquina. Livro de estréia de Cristina Norton no Brasil, em O segredo da bastardao leitor irá acompanhar a vida fascinante de Eugénia de Menesses, uma das netas do marquês de Marialva, educada no Brasil por uma mestra com idéias de independência e, mais tarde, dama da corte e aia da princesa prometida de Dom João VI.


Reserva: A mulher da minha vida - Carla Guelfenbein (ver no skoob)


Maio – Chick-lit.



O clube do conto erótico - Lisa Beth Kovetz
Uma História genial e por vezes ridícula sobre a amizade entre mulheres, carregada, é claro, de deliciosos toques eróticos. Quem poderia imaginar que escrever e ler pequenos pecados sexuais em voz alta seria tão catártico e vivificante? Quatro Mulheres se reúnem numa sala de conferências vazia. Cada uma delas está um pouquinho nervosa, um pouquinho intrigada, e todas estão munidas de fantasias calientes, frutos de sua própria imaginação. O que antes era um tedioso clube literário da hora do almoço se transformou em algo mais, mais proibido, algo que irá torná-las amigas para sempre.


Reserva: O clube das chocólatras - Carole Matthews (ver no skoob)


Junho – escritora brasileira.



Jovens polacas - Esther Regina Largman
Um romance sobre o drama das prostitutas judias que vieram para o Brasil no início do século XX, enfrentando os códigos sociais e transgredindo os preceitos éticos da religião. Não haverá rameira entre as filhas de Israel. Vítimas dos gigolôs franceses e dos traficantes de judias das aldeias pobres do Leste Europeu, essas jovens desembarcavam em terras brasileiras e eram encaminhadas por cafetões judeus para os bordéis do Rio de Janeiro. Não importava de onde viessem - eram as polacas, e o termo adquiriu um atrativo erótico considerável na vida boêmia da cidade.


Reserva: Dorme, querida, tudo vai dar certo – Nilza Rezende (ver no skoob)


Julho – livro adaptado para o cinema.



As palavras que nunca te direi – Nicholas Sparks
Poderá vê-lo também no cinema com as interpretações de Kevin Costner, Paul Newman e Robin Wright Penn. Do mesmo autor de O Diário da Nossa Paixão, um livro que é já um êxito comercial nos EUA e em muitos outros países. Uma poética mensagem de amor na origem de um encontro arrebatador entre um homem e uma mulher cujos afectos já há muito se encontravam adormecidos…


Reserva: Budapeste – Chico Buarque (ver no skoob)


Agosto – romance policial.



Atração implacável – Linda Howard
Ninguém conhece melhor os riscos de se aproximar de John Medina, o lendário agente secreto da CIA, do que a especialista em sistemas de comunicações Niema Burdock. Cinco anos atrás, ela e o marido trabalharam com Medina numa missão explosiva que terminou em tragédia. Apesar de ter se recuperado da terrível perda que sofreu, Niema planejava nunca mais ver Medina. Até agora.Um negociante de armas francês está fornecendo munição a terroristas internacionais. Mesmo indo contra os seus instintos, Niema entra no glamouroso mundo do criminoso. Mas, quando o plano dá errado, ela e Medina devem fugir para um local desconhecido - e logo percebem que a parceria entre eles é nutrida por uma grande carga de erotismo e de desejos até então desconhecidos.


Reserva: Mulheres perigosas - Otto Penzler (ver no skoob)


Setembro – romance histórico.



Sedução – Nicole Jordan
Lord Damien Sinclair dedica seu tempo a seu próprio prazer - o que pode ser resumido em duas palavras: jogos e mulheres. Mas essa rotina muda quando sua irmã, Olivia, sofre um acidente em uma situação comprometedora, que pode colocar em risco a sua honra. Damien estava disposto a acabar com Aubrey, o nobre que a teria ferido, mas não esperava encontrar um obstáculo tão... sedutor: Vanessa Wyndham, a irmã do rapaz. Ela se oferece para cuidar da inválida Olivia, e assim poupar a vida do irmão. Damien aceita, mas com uma condição: ela também teria de ser sua amante. Nesse romance de intriga e sedução, a autora explora sentimentos que nem sempre são revelados. Será que os corações escaparão ilesos quando o acordo for posto em prática?


Reserva: Esplendor da honra – Julie Garwood (ver no skoob)


Outubro – lição de vida.



Kama sutra – Mallanaga Vatsyayana
Um clássico sobre a habilidade e a arte indianas do amor e do sexo, o milenar Kama Sutra só se tornou conhecido no Ocidente a partir do século XIX, com a versão do aventureiro e poliglota inglês Sir Richard Burton, base para esta tradução. Escrito no século III, analisa as técnicas sexuais e as melhores maneiras de se conseguir a felicidade e o prazer, ao mesmo tempo em que se revela um rico manancial de informações sobre os costumes da antiga Índia.

À visão do amor como êxtase acrescenta-se a idéia de que a felicidade sexual se encontra no conhecimento científico; assim, Vatsyayana oferece aos leitores uma série de exemplos e recomendações baseados na experiência prática do sexo, acompanhadas nesta edição por delicadas ilustrações de Clarissa da Costa Moreira.
O Kama Sutra serviu de base a todas as obras indianas posteriores sobre o amor, inclusive à poesia amorosa em sânscrito, sendo uma contribuição literária não só para a cultura indiana, como também para a cultura universal.
Kama sutra não é só sexo, é uma lição de vida.

Reserva: Julie e Julia – Julie Powell (ver no skoob)


Novembro – escritor(a) de Portugal.



A fórmula de Deus – José Rodrigues dos Santos
Contratado para decifrar um manuscrito de Einstein só agora descoberto, Tomás Noronha, professor universitário, envolve-se num jogo duplo entre o Ministério da Ciência Iraniano e a CIA, procurando desvendar a prova científica da existência de Deus, descoberta por Einstein, embora o Irão e os EUA julguem que o documento do cientista expõe a fórmula para fabricar facilmente uma bomba nuclear.



Reserva: O Sétimo Selo – José Rodrigues dos Santos (ver no skoob)


Dezembro – livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra "Coração" no título.



Coração Roubado – Candace Camp
A nova parceira de negócios de lorde Thorn não era exatamente como ele esperava. Bonita e franca, era também a imagem de uma mulher que morrera havia muito tempo.

Vinda dos Estados Unidos, Alexandra encontrou em Londres um estranho mundo novo, cheio de perigos. Certa noite, ao aparecer de braço dado com Thorn, deixou a alta sociedade londrina em polvorosa. Os boatos sussurrados se sucederam. Seria uma aventureira em busca da fortuna de uma mulher já falecida ou uma vítima inocente, presa em circunstâncias que não conseguia compreender?
Alguém conhecia a verdade. Alguém que não queria que Alexandra soubesse de muita coisa. Apenas lorde Thorn poderia ajudá-la.... caso superasse as próprias suspeitas. Mas não pagaria um preço muito alto por isso?

Reserva: Coração de tulipa - André Neuding Filho (ver no skoob)

17 comentários

  1. Amiga, acredita que eu ainda não terminei a minha? Espero acabá-la hoje!

    Ameeeeei o livro que você escolheu para "contos de fadas" - quero lê-lo...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Nátalia,
    Adorei sua lista, ficou ótima! Tem vários livros diferentes que não vi ninguem colocar ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Nossa Naty!!!!!!!!!
    Sua lista arrasou! Não vi estes livros na lista de ninguém!! Parabéns:)
    Agora fiquei insegura novamente com a minha lista....já tô vendo tudo: minha lista vai passar pela enésima revisão!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa lisat..! Realmente,m vários livros que eu não conhecia... ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ei Nátalia,
    Adorei sua lista, ficou ótima! Tem vários livros diferentes que não vi ninguem colocar ;) (2)

    Adoro O amante de lady Chatterley de D.H. Lawrence, um dos meus livros prediletos, você vai adorar.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. seu desafio ta 10, mais não consigo me ver programando o que ler em datas específicas, sou muito ansiosa...
    Agora mesmo estou numa fase," não quero ler nada", na qual detesto estar.
    Ansiosa pela feira do livro pra rolar meu desbloqueio.
    mais parabéns pela sua lista, parece ser livros muito bons!

    ResponderExcluir
  7. Sua lista ficou muito boa, tem muitos livros que parecem ótimo, **

    ResponderExcluir
  8. Boa lista...
    Como queria que eu pudesse ler um livro por mês =/
    mas o tempo aqui é corrido ...
    talvez no próximo desafio eu participe tbm \o//

    ResponderExcluir
  9. Oi, Natália! sua lista está 10. E deu para ver o quanto você foi zelosa na pesquisa. Tá na cara que você caçou, foi atrás e ralou na pesquisa. Gostei de ver. Parabéns mesmo!
    Agora é a chata da fiscal falando: Antonio Cabanas é espanhol. Não vale para o desafio,infelizmente.

    No mais, só aplausos.

    PS:O layout do blog ficou perfeito. Valorizou mais o conteúdo.

    Qualquer dúvida, estamos aí!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. adorei a lista ,, ficou otima e fiquei super curiosa pelos livros ,,, vou aguarda as resenhas ...

    ResponderExcluir
  11. Nat,

    É tãoooooo dificil fazer essa lista...não to conseguindoooooooooooooo!!! Huahuauahuauahua

    Nem conssegui chegar na metade...pra mim é complicado planejar com tanta antecedência assim....mas, ainda tenho esperanças de conseguir formar a minha lista!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Achei a idéia do desafio muito legal..
    Não participo porque não tenho tido tempo nenhum praticamente, e também porque tem estilo aí que nem curto.. =P

    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. O melhor COM CERTEZA foi a escolha SUPER ORIGINAL de Kama sutra – Mallanaga Vatsyayana!!

    A-d-o-r-e-i!

    Vou colocar como reserva!

    ResponderExcluir
  14. Axo legal esse desafio porque ele diz sobre a personalidade de cada um hehehe...


    Miquilissss
    Bru

    ResponderExcluir
  15. Natalia,
    Que lista linda!
    Tua cara, romantica, com toques de lietas hot, e suspense.
    Bem legal!
    Adorei.

    ResponderExcluir
  16. RESOLVÍ PARTICIPAR, VC PLANTOU A SEMENTE, A LUCIARA MEXEU A TERRA E A TONKS JOGOU A ÁGUA, ACABOU FLORESCENDO A IDÉIA DE PARTICIPAR!

    LISTA QUASE PRONTA!
    BJ

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!