O Sr. March - Geraldine Brooks



" Geraldine Brooks nos dá um vislumbre de alguns aspectos pouco conhecidos da guerra, além do movimento abolicionista, propugnando pela extinção do tráfico e da escravatura dos negros. Não tem como o leitor não se emocionar com a luta de seus personagens pela tão estimada liberdade e também pela paixão na reforma educativa, querendo usufruir os direitos humanos entre todas as raças, sem exceções. "
Lili


Esse livro é uma ficção baseado no livro Mulherzinhas [1868] de Louisa May Alcott. Eu não li esse livro e nem o filme [1994], porém a Gerladine Brooks, escreve com tanta riqueza de detalhes, que eu pude sentir "na pele" o horror da guerra de Secessão dos Estados Unidos.
March foi servir de capelão na guerra, pregando seus ideais e ajuda aos militares e negros. Mas March não estava preparado para o que a guerra iria lhe trazer. A guerra lhe deixou marcas na alma, marcas essa que ele jamais esqueceria.
Para que entendam bem a guerra de Secessão, foi a guerra em que mais americanos morreram, algo estimado em 970 mil mortos. Foi uma guerra entre o Norte industrial e o Sul latinfundiário, aristocrata e a favor da escravidão.

March era totalmente abolicionista e pagou o preço na guerra, via as injustiças aos negros e não poderia fazer nada. Ele era apenas mais um, em meios de tantos na guerra.

March é um homem com valores morais e cívicos muito altos, e Geraldine soube mostrar com exímia perfeição os retratos de uma guerra e a dedicação de um capelão a ajudar aos próximo.

Esse livro foi ganhador do Pulitzer de ficção, a obra de Geraldine fala por si, mas teve algo na leitura que não me prendeu. Eu não descobri ainda o que, porém recomendo a leitura dessa genial escritora.

Leiam Sr. March, vocês não se arrependerão. E para conhecer um pouco mais dessa triste e comovente história, visitem o site clicando na foto abaixo.

Resumo:

Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.
Para saber mais visite o site: http://www.osenhormarch.com.br/home.asp

7 comentários

  1. Muito obrigada pela sugestão... me pareceu muito bom mesmo...vai entrar para minha lista de "livros à comprar"

    Seu blog está cada vez melhor!
    Estou ansiosa para o sorteio dos livros!

    Beijinhos da seguidora Hellen Christine

    ResponderExcluir
  2. A guerra faz mesmo estragos irreparáveis nas pessoas, e esse livro parece mostrar isso!
    boa dica Nati!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. olá Nathalia!!!
    Em primeiro lugar parabéns pela parceria, você e seu blog são demais e merecem....quanto ao livro já está na minha lista, estou achando que ele vai furar a fila.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!!! Esse livro vai acabar indo para a minha lista, de tanto que ouço falar bem dele!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ná...

    Eu amei esse livro... depois que li, até comprei as mulherzinhas (ainda não deu pra ler, mas eu chego lá...)
    Ótima dica...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  6. Naty, eu li Mulherzinhas, então o livro de Brooks tem um significado sentimental para mim!
    Me reencontrei com personagens que marcaram minha infância e dos quais, eu sentia saudade!
    Mas, sentimentalismos à parte, o livro é muito bem escrito, Brooks é de uma beleza ao escrever, uma autora acima da média, com toda a certeza!!!
    Leia Mulherzinhas e mais: leia As Memórias do Livro (de Geraldine Brooks também!)
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto de Gerladine Brooks, mas não sei se quero encarar dois livros tristes juntos - Vou ler Marley - (me falaram que é bem triste).
    Mesmo assim gostei, nas proximas compras esse está dentro :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!