twitter
RSS

O Sr. March - Geraldine Brooks

>> terça-feira, 13 de outubro de 2009



" Geraldine Brooks nos dá um vislumbre de alguns aspectos pouco conhecidos da guerra, além do movimento abolicionista, propugnando pela extinção do tráfico e da escravatura dos negros. Não tem como o leitor não se emocionar com a luta de seus personagens pela tão estimada liberdade e também pela paixão na reforma educativa, querendo usufruir os direitos humanos entre todas as raças, sem exceções. "
Lili


Esse livro é uma ficção baseado no livro Mulherzinhas [1868] de Louisa May Alcott. Eu não li esse livro e nem o filme [1994], porém a Gerladine Brooks, escreve com tanta riqueza de detalhes, que eu pude sentir "na pele" o horror da guerra de Secessão dos Estados Unidos.
March foi servir de capelão na guerra, pregando seus ideais e ajuda aos militares e negros. Mas March não estava preparado para o que a guerra iria lhe trazer. A guerra lhe deixou marcas na alma, marcas essa que ele jamais esqueceria.
Para que entendam bem a guerra de Secessão, foi a guerra em que mais americanos morreram, algo estimado em 970 mil mortos. Foi uma guerra entre o Norte industrial e o Sul latinfundiário, aristocrata e a favor da escravidão.

March era totalmente abolicionista e pagou o preço na guerra, via as injustiças aos negros e não poderia fazer nada. Ele era apenas mais um, em meios de tantos na guerra.

March é um homem com valores morais e cívicos muito altos, e Geraldine soube mostrar com exímia perfeição os retratos de uma guerra e a dedicação de um capelão a ajudar aos próximo.

Esse livro foi ganhador do Pulitzer de ficção, a obra de Geraldine fala por si, mas teve algo na leitura que não me prendeu. Eu não descobri ainda o que, porém recomendo a leitura dessa genial escritora.

Leiam Sr. March, vocês não se arrependerão. E para conhecer um pouco mais dessa triste e comovente história, visitem o site clicando na foto abaixo.

Resumo:

Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.
Para saber mais visite o site: http://www.osenhormarch.com.br/home.asp

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!

Arquivo

Experimente!

Link-me

Creative Commons License
Menina da Bahia licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Menina da Bahia - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL