Síntese histórica - parte 6


E finalmente cheguei na última e mais emocionante síntese história: O grande motim do Bounty. Esse motim foi tema de nada mais nada menos do que 2 livros lançados no Brasil [Charles Nordhoff e James Norman Hall, Caroline Alexander], milhares lançados no mundo e 4 filmes [1916, 1935, 1962 e 1984]. Os filmes estão disponíveis para download no torrent, e o livro, nossa, é caro, varia de R$ 62,00 a R$ 69,00, não achei no trocando livros, e quem tem no skoob, não troca. Por aí já percebemos que essa história é super interessante.

Dezembro de 1787. O HMS Bounty parte para o Pacífico Sul com a missão de trazer mudas de fruta-pão para alimentar os escravos do Caribe. Abril de 1789. No caminho de volta, o segundo-em-comando Fletcher Christian e seus adeptos lançam ao mar o capitão William Bligh e mais dezoito homens, com comida para cinco dias, num escaler de pouco mais de sete metros. A tensão entre os tripulantes do navio, depois de meses de punições, humilhações e discordâncias, tornara-se insuportável. Ao longo dos anos, o motim teve inúmeras explicações. Talvez por influência das famílias dos principais personagens e, depois, de autores que preferiram se limitar a estereótipos, a história costuma ser contada como uma simples contenda entre as personalidades-chave [resumo do livro da Caroline Alexander].

Não se acha muita informação sobre o motim, além do que citei no resumo da Caroline, e é justamente por ser uma histórica que leva a especulações, que a Val McDermid, resolveu escolher para ser o pano de fundo de sua trama.

Sínteses: 1 - 2 - 3 - 4 - 5

5 comentários

  1. Nat que historia legal, já tive minah fase por livros desse tipo de história, indico Shackleton

    ResponderExcluir
  2. apertei enter antes de terminar =/ Continuando e se vc gosta de meio que ação também os livros do John Krakauer são bem legais ( No Ar rarefeito e Sobre homens e Montanhas)

    Adorei suas sínteses histórias, só tive tempo de ler agora =o****

    ResponderExcluir
  3. Tem um mimo no meu blog pra vc....é bem legal esse meme, participa!

    ResponderExcluir
  4. Nat, acredito que você fez um ótimo prelúdio do livro e agora o leitor está bem ambientado para iniciar a leitura.

    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal!!!!
    Tô ficando maluca para ler esse livro....também....com tanta vontade que vc está fazendo!!!! É até covardia!!!!
    Estou ANSIOSA pela resenha, conta essa história logo, que não aguento mais esperar!!!
    Bj

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!