Prelúdio para a morte - Val McDermid


"É difícil encontrar palavras que traduzam a proeza magistral que é Prelúdio para a morte, erudito e irresistível, com uma trama formidável que demonstra a compreensão infalivelmente astuta que McDermid possui da psicologia humana, seja na Região dos Lagos da Inglaterra do século XIX, seja num conjunto habitacional do século XXi."
Laura Lippman


Quando a Bertrand Brasil me enviou esse livro, eu achava que era um thriller policial/suspense, mas este livro é uma verdadeira aula de história. História essa que eu resumi em 6 sínteses.

Corre uma lenda urbana em Lake District, que dura mais de 200 anos, de que o famoso responsável pelo motim do Bounty, capitão Fletcher, não teria morrido nas ilhas Pitcairn, e sim simulado o massacre para poder retornar à Inglaterra.

Jane, a personagem principal deste livro, é uma acadêmica especialista no poeta inglês Wordsworth, tem uma teoria: a de que Fletcher ao retornar à Inglaterra procurou seu antigo amigo da escola, Wordsworth, para que esse escrevesse um épico sobre a verdade sobre o motim. E que por ser muito centrado e odiar escândalos, escreveu porém nunca publicou essa obra.

Quando um corpo é encontrado em Lake District, com tatuagens pretas, semelhantes às dos mares do sul, onde se encontram a ilhas Pitcairn, Jane vê que é a sua chance de correr em busca de informações e provar que sua teoria é verdadeira.

Paralelamente a isso, temos a drª River, legista-patologista que está encarregada de descobrir tudo o que puder sobre o cadáver [essa parte é super interessante], temos a vizinha adolescente de Jane, Tenille, que mora com a tia, tem um pai que é traficante e um padrasto que quer estuprá-la, temos também o ex-noivo de Jane, que resolve voltar a vida dela [por pedido da amante] para tentar lucrar com a teoria de Jane, caso ela esteja certa. E ainda temos um assassino à solta. Um maluco matador de idosos.

Este livro é uma novela ricamente tecida para que possamos apreciar a beleza da história e explorar a capacidade humana da busca pela verdade. Como a autora Tess Gerrister [famosa por escrever thrillers] disse: "o livro da Val McDermid é uma combinação irresistível de thriller psicológico contemporâneo com mistério histórico, impregnada com a atmosfera melancólica da Região dos Lagos Inglesa."

As perguntas que ficam martelando na nossa mente desde o primeiro capítulo do livro são: Será o cadáver tatuado, conhecido como pirata do pântano, Fletcher Christian?? Conseguirá Jane provar sua teoria de que o grande poeta Wordsworth escreveu um épico preludial sobre o motim do capitão Fletcher?? E qual o verdadeiro motivo que levou Fletcher a fazer o motim?? E que motivo sinistro foi esse que levou sua família jamais revelar esse segredo? E quem anda assassinando idosos para culpar Jane e não deixá-la conseguir provar sua teoria???

Val McDermid escreveu um livro instigante e impossível de largar.

Recomendo. Recomendo. Recomendo.

Resumo:

Quando chuvas torrenciais de verão revelam um cadáver estranhamente tatuado nas encostas de Lake District, a Região dos Lagos inglesa, uma antiga lenda local ganha uma nova e palpitante vida. Durante séculos, os habitantes locais acreditavam que o lendário Fletcher Christian, líder do motim no Bounty, havia forjado o massacre da Ilha Pitcairn — local de refúgio dos amotinados — para que ele pudesse regressar à Inglaterra. A lenda conta também que, de volta à sua terra natal, Fletcher relatara sua aventura a um velho amigo e antigo colega de escola: o célebre poeta William Wordsworth, que a transformou num grande poema épico. O manuscrito permaneceu oculto durante séculos, uma vez que abrigar um fugitivo era, na época, um crime punido com a forca. Nos dias atuais, Jane Gresham, especialista em Wordsworth e, assim como o poeta, nascida em Lake District, está disposta a descobrir de uma vez por todas se o manuscrito realmente existiu — e se ainda pode ser recuperado. Mas, a cada nova pista revelada, segue-se uma morte misteriosa. Jane se vê então em meio a um mistério de 200 anos, ainda capaz de fazer vítimas. Na idílica paisagem da Região dos Lagos, desenrola-se um enigma de vida ou morte... cuja solução vale uma recompensa estimada em milhões.

12 comentários

  1. Oi Nati,

    Ainda não divulguei nestes blogs, vou passar lá!!!! Obrigada pela dica!!!!

    Beijos com carinho
    Kelly Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Nossa, história é tudo!!!!! Pela capa, também achei que era algo em torno de suspense / policial. Mas, lendo sua resenha, fiquei obcecadaaaaaaaaa de vontade de lê-lo!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Menina, não ando muito disposta a romances históricos, mesmo que mesclados com romances policiais... mas se você gostou, é pq deve ser bom mesmo! Talvez um dia eu arrisque... rs...

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bem... como estou em férias... não li nada das sínteses históricas hahahahahah
    Estou com preguiça!
    E Nat... vc escreveu pencas hahahaha tb fiquei com preguiça de ler tudo.
    Mas deve ser ótimo, afinal você escreveu muito.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Minha disposição para ler textos grandes ficou em Aracaju
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito interesssante, mesmo não tendo aquilo que a nat sabe o que é...

    bjos.

    ResponderExcluir
  6. Totalmente fora do tipo de livro que leio, mais pelas palavras da Nati, livro muito bom pra tentar uma mudança de estilo literário!!
    beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Nat,
    Sua resenha foi maravilhosa.
    Já estou colocando esse livro na minha lista, sem dúvida!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ná,

    Adorei a resenha e você me deixou doida de vontade de ler... ainda não tinha lido nada sobre esse livro e estava curiosa...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  9. Nossa Naty! Valeu a pena esperar pela resenha, porque ficou ótima!!! E confirmou que Val McDermid, será minha próxima aquisição! Os posts anteriores serviram para localizar a gente em meio a tanta informação com as quais a autora trabalha....adoro livros que mesclam história e suspense!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Nat do céu.. ameiii.. e olha que não é muito meu estilo ( apesar que já tive fases de trilher/suspense de anos)... já anotei o nome ra não me esquecer =o******************

    ResponderExcluir
  11. Hello,
    td bem?
    Passei pra dar um oi.
    TA bombando com as resenhas, heim!
    beijos e leia o Morto ate o anoiter pra gente saber da tua opiniao!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tinha lido essa resenha.
    Ficou ótima !
    Agora tem lançamento de mais um livro né ?!
    affff aindo morro pobre e culta !
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Muito Obrigada pela visita, e te espero no próximo post!